15/10/2020 às 11h30min - Atualizada em 15/10/2020 às 11h30min

GeniusCon 2020 deixa legado de oportunidades e conhecimento

100% digital, edição 2020 da maior feira de inovação do Norte Pioneiro foi sucesso de público e celeiro de talentos e possibilidades para empresários e estudantes

Lucas Aleixo, especial para o Sistema Regional de Inovação
Divulgação
Um legado de oportunidades e conhecimento para empresários e estudantes do Norte Pioneiro. 100% digital nesta edição, a GeniusCon 2020 provou que uso da tecnologia e inovação, justamente seus maiores alicerces, são fundamentais para fomentar o empreendedorismo mesmo em meio a pandemia. 

Realizada de 07 a 09 de outubro e já consolidada como a maior feira de inovação da região, a GeniusCon contou com mais de 2,5 mil inscritos e R$ 7 mil em premiações. Foram cerca de 60 eventos – 20 palestras, 25 oficinas, nove atividades gravadas e oito atividades Genius Health -, todos com boa participação de público.

O evento movimentou o cenário empresarial e estudantil da região e fomentou o empreendedorismo e desenvolvimento de novos projetos e ideias de negócios, além da exposição de projetos de startups do Norte Pioneiro, oficinas de robótica, workshops, palestras gravadas e ao vivo com conteúdos relacionados à inovação, educação, empreendedorismo, internet das coisas (IoT) e agronegócio.

Três competições foram realizadas durante a programação: a Genius Hackathon, maratona de soluções para identificar tecnologias, ferramentas e soluções para atender as necessidades e gargalos da cadeia produtiva da agricultura orgânica; Genius League, campeonato de jogos digitais, com disputa entre gamers na League of Legends, um jogo de estratégia em que equipes se enfrentam para destruir a base da outra; e a Genius Fight, batalha de pitches entre startups locais.

A Genius Hackathon iniciou as atividades em 25 de setembro e terminou no encerramento da feira, com a divulgação e premiação dos três melhores projetos entre as 17 equipes inscritas. A Genius League foi o primeiro campeonato de e-sports realizado na feira e recebeu cerca de 200 inscritos, divididos em 35 equipes. Por fim a batalha de pitches, ou Genius Fight, premiou as startups que participaram de todas as ações do SRI ao longo do ano. Os 25 projetos inscritos passaram por três etapas de apresentações, com bancas diferentes.

“Os projetos apresentados foram muito bons e mais de 80% criados por estudantes que vivem aqui na região. Esse é o objetivo de todas as atividades do evento, envolver esses jovens e criar uma cultura de inovação aqui”, avalia o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello. “Conseguimos levar oportunidades para as nossas startups, tivemos um hackathon com tema regional e o envolvimento das lideranças”, completa.

A presidente do SRI (Sistema Regional de Inovação) do Norte Pioneiro, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diz que a GeniusCon é um evento importante para o desenvolvimento da inovação e tecnologia no Norte Pioneiro. “Precisamos incentivar ainda mais essas competições. Quando o desafio é lançado, cria um propósito. Às vezes, o aluno se desmotiva porque não consegue enxergar o propósito que está estudando. A GeniusCon dá esse sentido e mostra que os estudantes podem fazer a diferença para a região”, citando ainda que projetos apresentados no Hackathon trouxeram soluções que atendem as necessidades dos agricultores familiares.

REALIZAÇÃO
A GeniusCon foi realizada pelo Sebrae/PR, SIR (Sistema Regional de Inovação) do Norte Pioneiro do Paraná e prefeitura de Jacarezinho, com apoio de diversos parceiros, e patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Fomento Paraná, da Fanorpi, da Sicredi Norte Sul e Paranapanema e da Unopar - polos Ibaiti, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp