MENU

21/10/2020 às 16h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 16h00min

5 Dicas Para Escolher a Sua Bicicleta

Redação
Comprar a primeira bicicleta pode ser uma tarefa difícil. Afinal, a quantidade de variáveis e modelos disponíveis gera muita indecisão na hora de selecionar o modelo adequado, principalmente para quem está iniciando neste esporte. Com isso, serão apresentadas a seguir 5 dicas para você escolher a bicicleta ideal para as suas atividades.
 
Selecione a modalidade que deseja praticar: O primeiro passo para escolher a bicicleta ideal é selecionar a modalidade que deseja praticar. Para bicicletas de corrida, Mountain Bike e trilhas, a melhor opção é buscar apoio especializado, uma vez que existe uma maior complexidade dos elementos da bicicleta. Agora se deseja comprar uma bicicleta para lazer e pequenos passeios, a dificuldade para selecionar os elementos é pequena e você conseguirá realizar com facilidade!
 
Escolha o tamanho do quadro ideal: Para selecionar qualquer bicicleta, o primeiro passo é selecionar o tamanho do quadro ideal. O tamanho do quadro da bicicleta está diretamente ligado com a altura do condutor e irá influenciar diretamente no conforto do ciclista, o que é muito importante para qualquer modalidade. Desta maneira, os tamanhos do quadro para diferentes alturas estão listados abaixo:
 
  • Quadro 15” – Altura entre 1,50m e 1,60m.
  • Quadro 16” ou 17” – Altura entre 1,60m e 1,70m.
  • Quadro 18” a 20” – Altura entre 1,70m e 1,80m
  • Quadro 21” ou 22” – Altura entre 1,80 em e 1,90m.
  • Quadro 22” – Altura acima de 1,90m.
     
Selecione o tamanho de roda ideal: Vamos realizar uma comparação entre os aros 29 e 26, de uma maneira mais simples. Se você deseja entender melhor a comparação entre as rodas para outras categorias, recomendamos a leitura deste artigo do Clipado. Desta forma, vamos a comparação.
 
Podemos dizer que a seleção do aro ideal dependerá do gosto do ciclista e também do terreno a ser pedalado. Para ciclistas mais altos, o aro 29 é melhor aceito, uma vez que a facilidade de adaptação é maior. Além disso, para ciclismo de estrada, o rendimento do aro de 29” é maior, já que proporciona uma maior distância para cada pedalada. Já o aro 26 leva vantagem no quesito agilidade, o que é importante para trajetos fechados, e também no peso, apresentando maior leveza (quando comparados quadros do mesmo material e fabricante).
 
Converse com outros ciclistas: O contato com outros ciclistas, se possível, também pode te ajudar (e muito!) De maneira geral, as pessoas que vivenciam as atividades há algum tempo compartilham experiências e dicas de grande relevância, o que certamente irá impactar na sua escolha. Procure sempre por informações importantes, mas não deixe de ouvir a opinião de quem já pedala!
 
Avalie os seus objetivos: Quanto tempo pretendo utilizar a bicicleta por semana? Vou realizar atividades que exigem mais da bicicleta ou apenas passear por parques e ciclovias da minha cidade? Essas perguntas também são de grande importância para sua escolha. Dependendo dos seus objetivos, não é necessário adquirir uma bicicleta de alta performance com peças sofisticadas, o que resultaria somente em gastos desnecessários. Muitas vezes, uma bicicleta usada pode ser suficiente, uma vez que existem diversos portais especializados na venda deste produto. Então, avalie a sua necessidade sempre!
 
Com essas dicas, você estará pronto para adquirir a sua nova bicicleta! Seguindo as recomendações acima, a sua experiência com o ciclismo será boa e, em breve, você estará explorando novas modalidades!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp