MENU

19/10/2020 às 16h27min - Atualizada em 20/10/2020 às 00h00min

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU RH?

Descubra como aumentar a produtividade do seu RH.

SALA DA NOTÍCIA SellUp
Assunto recorrente nas organizações é a constante busca pelo aumento da produtividade.

No entanto, essa mesma atenção não é dada quando se trata de aumentar a produtividade do seu RH, já pensou nisso?

Afinal, se o RH é responsável por manter os demais setores motivados e produtivos, ele próprio precisa ser referência de otimismo, motivação, determinação, disciplina.

Como fazer com que os componentes desse setor estejam motivados e comprometidos com os objetivos da empresa a ponto se tornarem fonte de inspiração para os demais colaboradores?

É exatamente sobre isso que trataremos nesse post, então continue a leitura com bastante atenção.
 

Aumente a produtividade do seu RH seguindo essas dicas simples, mas que fazem toda diferença para um bom trabalho em equipe.


Certamente você já deve ter notado que a harmonia ou a falta dela no ambiente de trabalho está diretamente ligado à energia que o líder transmite.

Ou seja, a equipe vai refletir conforme a maneira que o responsável pelo setor lida com suas emoções, que podem ser angústia desgosto, insatisfação ou entusiasmo, ânimo e alegria.

Inegavelmente que um ambiente mais leve e harmonioso pode propiciar o aumento da produtividade do seu RH.

Além disso, a produtividade está ligada à fazer mais com menos recursos, sejam eles financeiros, humanos, físico e o tempo.

Pensando nisso, listamos algumas ações a fim de aumentar a produtividade do seu RH, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

 

Conectar pessoas


Criar ambientes multidisciplinares em que pessoas de diversas áreas possam interagir e trocarem conhecimentos.
Estimular a comunicação nos canais disponíveis na empresa, garante maior fluidez nos relacionamentos internos.
 

Terceirizar


A terceirização da folha de pagamento é uma iniciativa que tem se tornado cada vez mais comum.
A folha de pagamento é algo bastante trabalhoso e burocrático, pois é preciso levantar e processar todas as informações, fazer cálculos relativos aos direitos dos trabalhadores e dos tributos que devem ser pagos.
 

Escute sua equipe


Promover bate-papos, pequenos encontros ou fóruns de discussão, são algumas maneiras de transmitir informação de maneira clara e objetiva.

Estimular que seus colaboradores falem sobre sua função e como ela impacta no desenvolvimento do trabalho da equipe e da empresa.

Pergunte se eles podem sugerir soluções para otimizar seu trabalho e quais os empecilhos para o aumento da produtividade e como fazer para combatê-los.
 

Organize as atividades


Antes de delegar as atividades para cada colaborador, é preciso organizá-las de tal forma que seja de fácil entendimento para todos os envolvidos.

O mercado atual dispõe de ferramentas que facilitam bastante essa organização, como Trello, Design Thinking e Kanban.
 

Dar autonomia para os colaboradores


Pela responsabilidade que foi concedida, o colaborador tende a produzir mais e solucionar com mais agilidade possíveis problemas.
 

Criar indicadores de resultados


Apresentar e conectar os colaboradores aos objetivos da empresa, faz com que todos se envolvam na busca por resultados.

Por isso, além de criar esses indicadores, é importante falar sempre sobre eles, para avaliarem possíveis falhas e o que fazer para corrigi-las.

O Google disponibiliza a ferramenta Google Data Studio que auxilia na organização desses indicadores.
 

Equipe produtiva não faz hora extra


Quando o líder tem um bom planejamento e age com eficiência para direcionar e monitorar as atividades propostas, sua equipe terá mais foco e agilidade para realiza-las dentro do horário de trabalho.
 

Conclusão


Em suma, com essas dicas, além de aumentar a produtividade do seu RH, você vai conseguir que seus colaboradores estejam mais engajados em prol dos resultados tanto do setor, quanto da empresa.

Vale ressaltar ainda alguns pontos que são essenciais para aumentar a produtividade do seu RH.
Mantenha maior proximidade com sua equipe, sempre os incentivando, fazendo uma pressão positiva, para que sejam mais produtivos.

Seja flexível quanto aos horários e crie espaços onde o colaborador possa fazer pausas relaxantes.
Conquistar a confiança e credibilidade dos seus liderados faz com que todos estejam alinhados ao propósito maior, que é alcançar os objetivos da empresa.

Enfim, com todas essas dicas a sua equipe de RH será exemplo de trabalho e produtividade para os demais setores da organização.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp