MENU

31/08/2020 às 17h11min - Atualizada em 20/10/2020 às 00h00min

Como começar a pedalar: dicas essenciais

SALA DA NOTÍCIA
LUCAS WIDMAR PELISARI

Você sabia que a OMS recomenda cerca de 150 minutos semanais de exercícios físicos para uma vida mais saudável? Se você não tem cumprido essa cota, pode mudar isso ao aprender como começar a pedalar.

A bicicleta apresenta um ótimo caminho não só para melhorar a sua saúde, mas também para diminuir o seu estresse e oferecer melhor mobilidade na cidade. Afinal, o Brasil tem 9 cidades entre os piores trânsitos do mundo.

Portanto, é importante que você saiba como começar a pedalar para ter mais saúde e uma vida melhor na cidade. Veja algumas dicas para isso abaixo!

Compre uma bicicleta que ajude a como começar a pedalar

Se você pretende aprender como começar a pedalar, então provavelmente não tem muita experiência no assunto. Você possivelmente até já teve uma bicicleta, mas não é um especialista no assunto, certo?

Portanto, o primeiro passo é comprar uma bicicleta para iniciantes. Vá até uma loja de bike de confiança e fale com o atendente. Explique que quer uma bicicleta para começar a praticar, sem muita pressão e apenas para o uso cotidiano.

Com o tempo, você poderá aprender as muitas opções de uso da bicicleta, seus recursos e mais detalhes. Quando chegar essa hora, você poderá voltar e comprar um modelo mais adequado para o seu perfil. No entanto, enquanto não tiver esse gosto desenvolvido, o melhor é pegar uma bicicleta de entrada, que permita que você comece a pedalar sem dificuldades.

Insira o exercício de pedalar junto da sua rotina

Aprender como começar a pedalar com frequência é questão de hábito. Portanto, o ideal é colocar o exercício dentro da sua rotina. Isso está de acordo com os melhores conhecimentos sobre a adoção de novos hábitos.

De acordo com alguns especialistas, tudo que precisamos para incorporar um novo hábito na rotina é de 66 dias praticando-o. Portanto, jogue com esse conhecimento a seu favor e insira o exercício na sua rotina.

Por exemplo, vá e volte do trabalho de bicicleta. Isso colocará a prática do exercício no seu dia a dia e transformará a pedalada em um hábito em pouco tempo, sem grandes chances de evitar.

Capriche na sua alimentação e no preparo mental

Pedalar é como praticar um esporte e, por isso, você precisa ter um cuidado especial com a sua alimentação para dar conta do assunto. Portanto, prepare-se não para seguir uma dieta específica, mas para poder comer de modo a facilitar a pedalada.

Por exemplo, evite alimentos que são problemáticos para a saúde ou para pedalar em geral, como frituras, carnes e doces. Eles têm alto teor glicêmico e também são difíceis de digerir. O corpo fica mais pesado. Dê preferência a frutos, sucos, biscoitos integrais e alimentos do tipo, que garantem um organismo mais saudável e leve.

Durante a pedalada, não esqueça de suplementos como gel de carboidratos e de bebidas isotônicas, que hidratam o corpo e repõe o sódio perdido, evitando cãibras. No final da atividade, insira proteína no corpo para poder fortalecer a musculatura que sofreu danos no exercício.

Cuide da sua segurança enquanto estiver na bike

Você pode usar a bicicleta para ir ao trabalho ou fazer pedaladas mais sérias, até mesmo em regiões distantes. Seja como for, deverá sempre se preocupar com a sua saúde e segurança. Afinal, você não quer sofrer um acidente, não é mesmo?

Na estrada e na cidade, use luzes sinalizadoras tanto na frente da bike, quanto atrás. Adesivos também devem ser usados, além de acessórios refletores. Isso ajuda a evitar acidentes ao torná-lo mais visível para os motoristas.

Além disso, use um GPS na sua bicicleta e elementos de navegação, especialmente se for pedalar em áreas remotas. Isso ajuda a tornar mais fácil a sua localização caso você se perca.

Por fim, não esqueça de registrar a bicicleta e de ter um sistema de segurança para evitar que ela seja roubada ou facilitar a recuperação da bike caso o roubo aconteça.

Pronto, agora você já sabe como começar a pedalar. O que falta é comprar uma boa bicicleta e começar a colocar o exercício em dia!

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp