21/10/2020 às 14h21min - Atualizada em 21/10/2020 às 14h21min

BNDES financia tecnologia desenvolvida para tratar pacientes com Covid-19

O equipamento auxilia na oxigenação do sangue de pessoas em estágio avançado da doença

Assessoria GOV
Divulgação
Um tratamento inovador na área da saúde para ajudar nos casos mais graves de Covid-19. É uma espécie de pulmão artificial, capaz de remover o sangue das veias, bombeá-lo até um oxigenador e depois devolvê-lo ao corpo.

Essa nova tecnologia recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização e, agora, será fabricada em maior escala para ser destinada a instituições privadas de saúde e também ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para financiar a produção do equipamento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo no valor de R$ 10 milhões para a empresa responsável pela nova tecnologia, a Braile Biomédica.

Segundo o BNDES, vinte equipamentos e 620 kits para oxigenação extracorpórea do sangue serão produzidos até dezembro deste ano.

“Para o paciente, ele funciona basicamente como um pulmão auxiliar. E é utilizado nos casos graves de Covid-19, quando mesmo a ventilação mecânica, feita por ventiladores pulmonares, não surge efeito”, explicou o chefe do departamento do complexo industrial e de serviços de saúde do BNDES, João Paulo Pieroni.

Na prática, o equipamento realiza, de forma artificial, a troca do gás carbônico pelo oxigênio no sangue. Ao mesmo tempo, monitora o fluxo, a pressão e outros parâmetros clínicos do paciente com o novo coronavírus. O aparelho também pode ser usado em vítimas de afogamento, intoxicação por fumaça e em cirurgias de transplante de coração e pulmão.

“É mais uma medida do BNDES para amenizar os efeitos da crise da Covid-19 no Brasil”, acrescentou o chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do banco.

Apoio no tratamento da Covid-19
A ação faz parte do Programa BNDES de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus. “O programa tem como objetivo ampliar a oferta de leitos dedicados à Covid 19, bem como o número de equipamentos, materiais e insumos para o enfrentamento [ao coronavírus]”, disse o chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, João Paulo Pieroni.

A iniciativa já aprovou R$ 293 milhões em 12 operações. Recursos que permitiram a abertura de 2.900 leitos para o atendimento a pacientes infectados pela Covid-19, a realização de 4 milhões de testes de diagnóstico da doença e a compra de 1.700 novos equipamentos médicos, como ventiladores e monitores.
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp