MENU

13/10/2020 às 16h37min - Atualizada em 24/10/2020 às 00h00min

Teatros e cinemas reabrem no Distrito Federal

Flexibilização foi possível mediante cumprimento de protocolos rígidos de higiene e segurança

SALA DA NOTÍCIA Débora Ramos
Aileen Rosik

Em quarentena desde 11 de março, a capital do país flexibilizou alguns estabelecimentos de cultura e entretenimento, que já começaram a receber visitantes. Apesar do receio da população em sair de casa e frequentar ambientes públicos, a solidão e o tédio também fazem parte das emoções de quem está em isolamento.

Além dos profissionais que retomarão suas funções, estudantes de várias áreas relacionadas à cultura poderão dar continuidade às atividades acadêmicas, científicas e culturais (AACC), exigência comum nos cursos de Humanas.

Emerson Augusto Zerbini, aluno do 4º ano de Jornalismo EAD, afirma que a quarentena atrasou não somente as aulas e avaliações, mas o impossibilitou de concluir as atividades extracurriculares. “São 50 horas que preciso entregar para concluir o curso. Antes da pandemia, aproveitava eventos gratuitos relacionados à cultura, peças de teatro, oficinas, filmes relacionados com arte no geral. Agora está difícil e já prevejo atraso para conseguir o diploma. 

Protocolo de prevenção

Salas de teatro, cinema e piscinas públicas poderão reabrir, desde que cumpram todos os protocolos de segurança. Os estabelecimentos devem garantir o uso de máscara por todas as pessoas, bem como disponibilizar álcool em gel.

Para atividades dentro de auditórios, a disposição dos assentos está mais rígida e as fileiras estão alternadas, para manter o distanciamento mínimo.

Para o uso coletivo de piscinas, a determinação é usar chinelos, retirar a máscara somente quando for entrar na água, não compartilhar equipamentos, verificação de temperatura, assinatura de um termo de responsabilidade e higienização das raias e áreas próximas de circulação. No entanto, chuveiros e vestiários não poderão funcionar.

A OMS garante que o coronavírus não sobrevive ao cloro. A medida necessária para garantir a proteção é de cloro livre de ≥0,5 mg/L, 5 ppm de cloro, após 30 minutos de tempo de contato em pH <8,0 (12).

Dados da Covid-19 no DF

Todos os dias, às 18h, são divulgados os números de casos do novo vírus. De acordo com o governo federal, até o dia 8/10, os casos confirmados são 198.001, com 3.391 óbitos no total.

A boa notícia é que o número de mortes diminuiu: 7,2% em 24 horas. Outro dado otimista é a porcentagem de pessoas recuperadas, com 95% do total de casos confirmados.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp