MENU

23/10/2020 às 10h57min - Atualizada em 25/10/2020 às 00h00min

6 soluções contemporâneas que todo contador deveria conhecer

Essas soluções podem ser um diferencial para o profissional

SALA DA NOTÍCIA Stephanie Quadros
 

Trabalhar como contador, assim como acontece com qualquer outra profissão, exige que você esteja sempre atualizando seus conhecimentos. Por mais que use a matemática em algumas situações, é preciso apresentar soluções inovadoras para seus clientes.

 

A contabilidade digital está aí para isso. Hoje, tudo pode ser facilmente adicionado a um software e controlado por meio de qualquer dispositivo. Então, se quer continuar como a primeira opção de seus clientes, sempre que necessitem de serviços contábeis, veja quais são as soluções contemporâneas você deveria conhecer.

  1. Ir além da parte da tributária

Por muito tempo, o contador foi visto como o profissional que lida com os números e garante que os tributos sejam pagos corretamente, mas é possível ir além. O cliente quer alguém que o compreenda, atenda às suas expectativas e consiga analisar o que acontece no mercado, para trazer informações que auxiliem na tomada de decisões.

 

Assim, quem trabalha com contabilidade deixa de ser alguém que atua apenas com os balanços e os balancetes, para ser visto como um parceiro fundamental no direcionamento da empresa.

  1. Interpretar números e não apenas apresentá-los

Colocar os números no papel pode ser considerado uma das tarefas mais fáceis que o contador terá em seu dia a dia. O desafio está em conseguir interpretar o que todas aquelas informações significam.

 

Profissionais que têm essa visão e trazem essa análise ao cliente já estão um passo à frente. Afinal, existem casos em que o próprio consumidor não notou que estava com algum problema e a solução poderia estar bem à sua frente.

  1. Tornar o trabalho menos burocrático

O bom profissional de contabilidade sabe que o conhecimento contábil não deve ficar apenas com ele. Ou seja, apesar de ser necessário se valorizar, não é indicado que se sinta melhor ou superior ao seu cliente por entender o que cada número apresentado significa.

 

A ideia é que ele torne o trabalho cada vez menos burocrático, com o uso de softwares, para entregar resultados rapidamente e permitir que o cliente consiga entender o que acontece com seu negócio.

  1. Conseguir se comunicar bem

A comunicação torna-se importante não apenas na entrega de dados solicitados, mas também ao estar a par da legislação vigente, que está constantemente mudando. Então, o contador precisa explicar claramente o que mudou, como seu cliente pode ou não agir e quais são as situações que afetam seu dia a dia.

  1. Ser conselheiro dos clientes

Houve uma época em que o contador era conhecido como guarda-livros, já que fazia balanços e balancetes, enquanto guardava os exemplares de contabilidade, que raramente eram acessados novamente. A exceção acontecia quando havia necessidade de apresentar comprovantes de ganhos para os bancos.

 

Agora, a função deste profissional vai um pouco além, já que, devido à tecnologia, os processos podem ser acessados a qualquer momento. A ideia é que o contador atue como um conselheiro, sendo procurado até quando existe um questionamento simples: “será que posso comprar um móvel novo para o setor x?”. Como tem acesso a tudo o que acontece, ele saberá responder à dúvida.

  1. Entender a internacionalização dos mercados

A globalização trouxe uma facilidade para as empresas: a possibilidade de vender seus produtos para qualquer lugar do mundo. O detalhe é que essa conquista também afeta a contabilidade, pois, o contador precisa entender como funciona a internacionalização dos mercados.

 

Este é o profissional que vai orientar o cliente em relação aos preços aplicados, além dos impostos ligados à importação e à exportação. Assim, o conhecimento dos cenários políticos e econômicos que um contador precisa ter é muito mais amplo, já que não pode ser restrito ao mercado nacional.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp