MENU

27/10/2020 às 11h36min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

Quais as principais doenças que podem ser prevenidas com boa alimentação?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Doenças como, osteoporose, obesidade e cardiovasculares podem ser evitadas através de uma boa alimentação, alerta às operadoras de plano de saúde para empresas.

Alimentação é vital para sobrevivência humana, através desse processo é que o corpo obtém os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. Ao absorver esses nutrientes, o corpo trabalha para manter os sistemas funcionando, por esse motivo uma boa alimentação é fundamental para promover uma vida saudável.

Hábitos alimentares

A forma como nos alimentamos reflete sobre nossa saúde, um bom hábito alimentar seguido de exercícios físicos melhora o bem-estar do indivíduo. Mas ao se ter uma alimentação desequilibrada, com deficiências de nutrientes, excesso de sal e gordura, abuso de alimentos processados, o corpo sofre as consequências e fica sujeito ao surgimento de doenças.

Uma alimentação balanceada é o segredo para manter a saúde, ao alimentar-se seguindo todas as recomendações nutricionais é possível evitar algumas doenças, como:

  • Obesidade – Acúmulo excessivo de gordura corporal, um dos fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes e de doenças cardiovasculares. Mais de 2 milhões de brasileiros são diagnosticados com obesidade. É o resultado da ingestão desequilibrada de calorias, o indivíduo consome mais do que é necessário. A eliminação de comidas industrializadas, gorduras saturadas e o consumo de alimentos saudáveis e exercícios físicos são uma das formas de prevenir a obesidade.
  • Anemia Ferropriva – É a condição onde os glóbulos vermelhos estão abaixo do normal, diminuindo a capacidade de transporte de oxigênio, fazendo o indivíduo ter hemorragias, fraqueza, falta de ar e aparência pálida. É causada pela deficiência de ferro, então para evitar o desenvolvimento dessa doença é fundamental uma dieta equilibrada e rica em ferro. Alimentos como carne vermelha, beterraba, gema de ovo, leguminosas, cereais são ricos em ferro.
  • Osteoporose – Caracterizada pela diminuição da densidade óssea, deixando os ossos frágeis e aumentando o risco de fraturas. Mais comum em mulheres na idade de 45 anos, a osteoporose pode ser evitada com exercícios e uma dieta que contenha cálcio, vitamina D, magnésio e fósforo. Leite e seus derivados, fígado, cogumelos, nozes, sardinha e linhaça são alguns dos alimentos indicado.
  • Doenças Cardiovasculares – São as principais causas de morte no mundo. Atingem o coração e os vasos sanguíneos e a principal causa é um estilo de vida desequilibrado, com uma má alimentação, sedentária, tabagismo e estresses prolongados. As principais doenças cardiovasculares são: AVC, Hipertensão, Reumáticas e Insuficiência Cardíaca Mudar os hábitos alimentares, tirando o excesso de alimentos processados, ricos em sódio e gorduras saturadas, optando por alimentos com vitamina B6, vitamina C , gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim.

Pirâmide Alimentar

Uma das formas para adquirir uma dieta balanceada é seguindo a pirâmide alimentar. É uma representação em forma de pirâmide, usado como um guia para facilitar uma alimentação ideal. Nela estará as informações nutricionais, dividindo a quantidade necessária de cada nutriente.

A pirâmide é dividida em 8 grupos e em 4 níveis de andares.

Na base da pirâmide está o grupo 1, composto pelos carboidratos. Deve ser consumido em maior proporção, são os alimentos que fornecem energia. Alimentos como pães, cereais, batatas fazem parte desse grupo.

O segundo andar é formado pelo grupo 2 legumes, e o grupo 3 verduras. São ricos em vitaminas, fibras e minerais. Seu consumo deve ser diário.

Já o terceiro andar é dividido entre três grupos: o grupo 4, carnes e ovos; grupo 5 ,leite e seus derivados e o grupo 6, as leguminosas (feijão, soja, lentilha). Nesse grupo estão os alimentos que fornecem proteínas e cálcio.

O quarto andar abriga o grupo 7, alimentos ricos em óleos e gorduras, e o grupo 8, dos açucares e doces .Estes grupos estão no topo e seu consumo deve ser moderado, pois em excesso é um dos fatores para a obesidade, doença que afeta milhares de brasileiros.

Dicas para uma vida mais saudável

Um estilo de vida saudável promove o bem-estar, evita doenças e aumenta a expectativa humana. Para conquistar esses benefícios é preciso uma mudança de hábitos. Adiante algumas dicas de como começar essas mudanças.

  1. Beba água – Ela é fundamental para o funcionamento do organismo. A água compõe cerca de 60% do peso total de um corpo adulto, seu consumo correto é de ao menos 2 litros por dia.
  2. Mexa-se – O sedentarismo é um dos principais causadores de doenças. Pratique atividades físicas, faça o exercício que tenha mais a ver com você, o importante é não ficar parado.
  3. Uma alimentação equilibrada – Procure uma alimentação mais balanceada, evite os ultraprocessados e dê preferência aos alimentos naturais. Seu corpo agradece.
  4. Cuide da mente – A mente e o corpo precisam estar em equilíbrio. Guarde um tempo para seus hobbies. Leia, dance, cuide das suas plantas, faça artesanato e qualquer outra atividade que te der prazer.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp