29/10/2020 às 12h03min - Atualizada em 29/10/2020 às 12h03min

​CPFL Santa Cruz alerta para os perigos com a rede elétrica durante podas de árvores

Acidentes envolvendo podas tiveram um aumento significativo na comparação com 2019

Assessoria
Imagem ilustrativa / Google imagens
Durante este ano, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão ficando mais tempo em casa. Para tornar esse tempo mais produtivo, alguns aproveitam para fazer pequenas reformas, realizando atividades como pintura ou poda de árvores no jardim ou na frente de casa. Estes serviços, quer sejam executados pelo proprietário ou por profissionais contratados, exigem atenção quanto às medidas de segurança a serem tomadas.

Levantamento da CPFL Energia mostra a importância deste tema. Em todo ano de 2019 as quatro concessionárias do grupo, entre elas a CPFL Santa Cruz, registraram dois acidentes durante execução de poda, sendo um fatal. Esse ano, de janeiro a setembro, já ocorreram cinco acidentes, sendo dois fatais.

“É muito importante planejar todo o trabalho e fazer o reconhecimento do local, determinando os tipos de máquinas e ferramentas adequadas, bem como as distâncias seguras da rede elétrica. Além disso, é imprescindível que os serviços sejam realizados respeitando as normas técnicas de segurança”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do grupo CPFL Energia, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda.

Confira algumas dicas de segurança da CPFL Santa Cruz:

1. Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.

2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da CPFL Santa Cruz por meio dos canais de atendimento da empresa.

3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.

4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. A CPFL Santa Cruz realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

6. Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

SERVIÇOS ONLINE

A CPFL Santa Cruz oferece vários serviços online. Conheça o site ou baixe o aplicativo da CPFL Energia:

- Falta de Energia: Envie um SMS com a palavra LUZ o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 26805.

- Aplicativo CPFL Energia (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone).

- WhatsApp: (19) 3795-1705

- Agência Digital: http://www.cpfl.com.br

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp