29/10/2020 às 12h16min - Atualizada em 29/10/2020 às 12h16min

​Professora da UENP integra Parent in Science

Assessoria UENP
Assessoria UENP
A professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Roberta Ekuni, foi selecionada para ser embaixadora do Movimento Parent in Science na Região Sul do Brasil. O movimento, fundado em 2016, busca discutir sobre a maternidade e paternidade no universo da ciência no país e o impacto dos filhos na carreira científica.

O Parent in Science foi fundado pela pesquisadora Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com o intuito de expandir as ações do movimento e capitalizar a influência do projeto no Brasil, foi aberto uma seleção para embaixadores de todas as regiões do país. A ideia é mobilizar as redes locais, levantar dados de realidades estaduais do ecossistema científico brasileiro e oferecer soluções para problemas da esfera da maternidade e paternidade na academia.

Segundo a professora Roberta, o objetivo das embaixadoras do movimento é levar essas questões para as instituições da qual fazem parte. “Nosso papel é pensar em políticas para discutir e minimizar os impactos que a maternidade e a paternidade têm na carreira científica. Com a chegada de um filho, tem-se uma diminuição da produtividade acadêmica, pois os primeiros anos da vida de uma criança demandam muita atenção”, explica.

Para Roberta, há uma invisibilidade de mãe e pais na ciência, por isso é necessário discutir os impactos dos filhos na carreira científica, em diferentes etapas da vida acadêmica, não só quando professores e pesquisadores se tornam pais, mas também quando alunas se tornam mães.

Inspirado no Patent in Science, a professora Roberta, juntamente com outras professoras criaram, na UENP, o Coletivo Mães. O Coletivo busca trazer essas discussões para a UENP. Apesar de novo, o Coletivo já alcançou conquistas, como, por exemplo, editais que consideram os períodos de licença-maternidade na análise do Currículo Lattes.

Para conhecer o trabalho do Parent in Science, acesse o Instagram @parentinscience

Para fazer parte do Coletivo Mães, acesso o grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/H2P6lwJ5lyv6UR16FXJJHH

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp