29/10/2020 às 12h18min - Atualizada em 29/10/2020 às 12h18min

​UTI do Regional com 90% de ocupação

Apesar da redução de casos de Covid na maioria dos municípios do Norte Pioneiro, percentual de ocupação de leitos continua elevado

Tribuna do Vale
Tribuna do Vale
A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), sediado em Santo Antônio da Platina, registrou na manhã de quarta-feira (28), 90% de ocupação de seus 10 leitos. Esse percentual elevado contraria a tendência regional de redução de novos casos de Covid-19.

A UTI do HRNP é exclusiva para tratamento de doentes acometidos de Covid-19, recebendo pacientes dos 22 municípios ligados à 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que a unidade continuará funcionando após a superação da pandemia de coronavírus. Além desta unidade, o Hospital Regional possui também outra UTI neonatal, também com 10 leitos.

Quatro municípios sem casos ativos

Quatro municípios entre os que compõe a região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) não têm, no momento, registro de casos ativos de Covid-19. Segundo informações dos portais das próprias prefeituras realizado pela Tribuna do Vale, Figueira, Jaboti, Ribeirão Claro e Tomazina não apresentam pacientes no período de transmissão da doença.

Todos os municípios citados têm casos confirmados de Covid-19, entretanto a maioria absoluta já está recuperado, enquanto outra parcela foi a óbito. Desta forma não existe diagnósticos positivos ainda em estágio de possibilidade de transmissão do vírus a terceiros.

Existem ainda outros sete municípios que, de acordo as atualizações mais recentes dos boletins epidemiológicos, apresentam apenas um caso ativo de pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19. São eles: Abatiá, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Joaquim Távora, Santana do Itararé e Pinhalão.

Ribeirão do Pinhal, que zerou os casos ativos e manteve o número por vários dias, voltou a confirmar casos de Covid-19 e, consequentemente, ter casos ativos – são dois no momento.

MAIS CASOS

Por outro lado Siqueira Campos é o município da micro região com maior número de casos ativos no momento: 31 pacientes infectados e ainda não recuperados da Covid-19. Na sequencia estão Wenceslau Braz, com 17 casos ativos, e Cambará, com 15 casos ativos.

TESTAGEM

De acordo com levantamento da Tribuna do Vale na semana passada, apenas três municípios da micro região testaram mais que a média nacional: Conselheiro Mairinck, Jacarezinho e Ribeirão do Pinhal.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média nacional de testagem para a Covid-19 é de 10,4%. Na região, Ribeirão do Pinhal, com um percentual de 18,5%, lidera este índice, seguido por Conselheiro Mairinck, com 13,5%, e Jacarezinho, com 11,3% dos moradores testados.

No caminho inverso do combate à pandemia, quem menos realizou exames para Covid-19 entre os municípios da região é Figueira, que testou o equivalente a 2,3% dos moradores. Carlópolis e Jaboti também têm índices inferiores a 4%.

Em números globais, quem mais realizou testes para Covid-19 é Jacarezinho, seguida de Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal. Jacarezinho e Santo Antônio da Platina ainda são os municípios com maior número de casos confirmados da doença.

Isso significa que, com grande parte da população ainda não testada, o número real de casos da doença pode ser muito maior do que o diagnosticado até agora.


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp