10/11/2020 às 13h20min - Atualizada em 10/11/2020 às 13h20min

Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná está com inscrições abertas até dezembro

Assessoria UENP
Divulgação
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Comissão Universidade para os Índios (CUIA), divulgou a abertura do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Além da UENP, responsável por organizar o processo seletivo deste ano, o vestibular envolve também as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste(Unicentro), do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Vestibular, que está com inscrições abertas até 7 de dezembro, é para ingresso no ano letivo de 2021, nos cursos de graduação das universidades. As instituições estaduais oferecem, em cada uma delas, seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. Nos cursos de graduação da UFPR, são ofertadas dez vagas suplementares àquelas de seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

A inscrição pode ser feita eletronicamente, disponível AQUI, ou por meio de preenchimento dos documentos impressos.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 11 e 12 de abril de 2021, nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Londrina e Curitiba. No primeiro dia, será realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, terá redação e prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

O resultado será divulgado até o dia 21 de maio de 2021. Confira o edital completo AQUI.

Inscrição

Para realizar a inscrição, é obrigatório ter concluído, até a data da matrícula, os estudos relativos ao Ensino Médio ou equivalente; não possuir curso superior; autodeclarar-se e ser reconhecido indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, ou por representante da FUNAI no caso específico de candidatos que optarem pela inscrição na UFPR.

Ao optar pelas universidades estaduais, o candidato deverá, adicionalmente, comprovar que pertence a uma comunidade indígena no território paranaense e que é de etnia indígena. Ao optar pela UFPR, o candidato deverá comprovar que pertence a uma das comunidades indígenas do território brasileiro.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp