01/05/2020 às 12h37min - Atualizada em 01/05/2020 às 12h37min

​Ligue 1, Serie A e mais: como ficam as vagas na Champions e Europa League com cancelamento da temporada?

Goal
Goal
Confira os times que já estão classificados para as competições e como ficaria a fase de grupos se todas as ligas fossem encerradas
Com toda a indefinição que paira o cenário do futebol europeu em tempos de pandemia, algumas federações já começam a tomar decisões quanto aos seus campeonatos nacionais. Neste último dia 28 de abril, a França se juntou à Holanda e a Bélgica e encerrou a sua temporada .

Assim, fica o questionamento: que times já estão classificados para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa de 2020-21? Com algumas vagas já determinadas e outras ainda em aberto, confira um panorama das equipes que brigam para se qualificarem para as competições europeias.

Quem já está classificado para a Liga dos Campeões da Uefa 2020-21?
Dos 26 vagas diretas para a fase de grupos da Champions, três já estão definidas e uma está em processo de análise: 

Campeão da Liga dos Campeões 2019-20: ainda não existe definição sobre o que acontecerá na competição.
Campeão da Liga Europa 2019-20: ainda não existe definição sobre o que acontecerá na competição.
Inglaterra: Liverpool , outras três vagas em aberto
Espanha: quatro vagas em aberto
Itália: quatro vagas em aberto
Alemanha: quatro vagas em aberto
França: PSG e Olympique de Marselha
Rússia: duas vagas em aberto
Portugal: uma vaga em aberto
Bélgica: Club Brugge  (ainda não existe confirmação se a Uefa aceitará a decisão da Federação Belga)
Ucrânia: uma vaga em aberto
Turquia: uma vaga em aberto

Das outras 55 vagas, que participam da fase de playoff, 17 já tem classificados. São elas:
Holanda: Ajax e AZ Alkmaar
França: Rennes
Bélgica: Gent (ainda não existe confirmação se a Uefa aceitará a decisão da Federação Belga)
Belarus: Dynamo Brest
Suécia: Djurgardens IF
Noruega: Molde
Cazaquistão: Astana
Moldávia: Sheriff Tiraspol
Irlanda: Dundalk
Finlândia: KuPS
Islândia: KR
Lituânia: Suduva
Letônia: Riga FC
Luxemburgo: Fola Esch
Estônia: Flora
Geórgia: Dinamo Tbilisi
Ilhas Faroe: Klaksvíkar Ítróttarfelag

Quem já está classificado para a Liga Europa 2020-21?
Sem contar os times eliminados da Liga dos Campeões que entram na Liga Europa em fases mais agudas da competição, 158 equipes se classificam para o torneio à partir de suas ligas nacionais.

Com algumas competições já tendo sido encerradas prematuramente, como a Ligue 1 e a Eredivisie , e outras tendo terminado dentro de campo, algumas ligas já tem todos os seus classificados definidos. São elas:
França: Lille, Nice e Reims
Bélgica: Charleroi, Antwerp e Standard Liège (ainda não existe confirmação se a Uefa aceitará a decisão da Federação Belga)
Holanda: Feyenoord, PSV e Willem II
Belarus: BATE Borisov, Shakhtyor Soligorsk e Dinamo Minsk
Suécia: Malmo FF, Hammarby IF e AIK
Noruega: Viking, Bodo/Glimt e Rosenborg
Cazaquistão: Kaisar, Kairat e Ordabasy
Moldávia: Sfîntul Gheorghe, Petrocub Hîncești e Dinamo-Auto
Irlanda: Shamrock Rovers, Bohemians e Derry City
Finlândia: Ilves, Inter Turku e Honka
Islândia: Víkingur Reykjavík, Breiðablik e FH
Lituânia: Zalgiris, Riteriai e Kauno Žalgiris
Letônia: RFS, Ventspils e Valmieras
Luxemburgo: Progrès Niederkorn, Differdange 03 e Union Titus Pétange
Estônia: FCI Levadia, Nõmme Kalju e uma vaga em aberto
Geórgia: Saburtalo Tbilisi, Dinamo Batumi e Locomotive Tbilisi 
Ilhas Faroe: HB Tórshavn, B36 Tórshavn e NSÍ Runavík

Qual a situação nas principais ligas?
Sabendo que cada uma das cinco principais ligas tem suas particularidades, vamos fazer um panorama do que aconteceria caso elas fossem encerradas, como houve na França :

Ligue 1
Ainda que os classificados para a Liga dos Campeões e a vaga do Lille para a Liga Europa já esteja definida, ainda há uma incerteza dentre os classificados franceses .

A segunda e a terceira vaga do país para a Liga Europa seriam destinadas aos vencedores da Copa da França e da Copa da Liga. No entanto, não existe definição se essas competições terminarão dentro de campo ou não. Segundo o L'Equipe , tais vagas seriam repassados ao quinto e sexto lugar da Ligue 1, o Nice e o Reims.

No entanto, ainda não existe esta confirmação e tanto o Lyon, finalista da Copa da Liga, quanto o Saint-Etienne, finalista da Copa da França, podem terminar classificados.

O Lyon ainda poderá se classificar diretamente para a Liga dos Campeões caso vença a edição atual da competição.

La Liga
Como a La Liga foi suspensa ao término da 27ª rodada, caso ela fosse encerrada, como aconteceu na França, basta nós usarmos a tabela de classificação para determinar quais times estariam classificados para a Liga dos Campeões.

Nesta situação hipotética, Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Real Sociedad estariam classificados diretamente para a fase de grupos da Champions League de 2020-21 .

Os times qualificados para a Liga Europa 2020-21 seriam o Getafe e o Atlético de Madrid. A terceira vaga, destinada ao vencedor da Copa do Rei, ficaria para o Athletic Bilbao, finalista da competição junto com a Real Sociedad, ou para o Valencia, sétimo colocado da La Liga.

O Atlético de Madrid, classificado para as quartas de final da edição atual da Liga dos Campeões, ainda poderia conquistar sua vaga caso fosse campeão da competição. Neste caso, potencialmente abriria uma vaga ao Villarreal, oitavo colocado. O mesmo poderia acontecer com o Getafe, caso ele saia vencedor da Liga Europa 2020-21.

No caso de tanto o Atlético quanto o Getafe saírem campeões, a Real Sociedad perderia sua vaga na Liga dos Campeões e estaria classificada à Liga Europa 2020-21.

Premier League
Como a Premier League foi suspensa enquanto times tinham diferentes números de jogos, caso ela fosse encerrada, como aconteceu na França, teríamos que fazer um cálculo dividindo o número de pontos conquistados por cada equipe pelo seu número de partidas jogadas, para assim obter quais clubes estariam classificados para a Liga dos Campeões.

Nesta situação hipotética, Liverpool - já classificado -, Leicester City, Chelsea e Manchester United estariam classificados diretamente para a fase de grupos da Champions League de 2020-21.

Os times qualificados para a Liga Europa 2020-21 seriam o Sheffield United e o Wolverhampton Wanderers. A terceira vaga, destinada ao vencedor da FA Cup, provavelmente ficaria para o Arsenal, oitavo colocado nesta tabela de classificação, já que o torneio ainda está na fase de quartas de final.

O Tottenham, ainda vivo na edição atual da Liga dos Campeões, poderia conquistar sua vaga caso fosse campeão da competição. Nono colocado nesta tabela de classificação, também poderia se classificar para a Liga Europa 2020-21 caso o Wolverhampton saia vencedor da edição atual da Europa League.

No caso de tanto o Tottenham quanto o Wolverhampton saírem campeões, o Manchester United perderia sua vaga na Liga dos Campeões e estaria classificado à Liga Europa 2020-21

Ainda existe outra particularidade na tabela da Premier League: o Manchester City, segundo colocado na tabela, foi proibido de disputar competições europeias pela Uefa . Caso o clube consiga reverter a decisão, ele estaria classificado para a Liga dos Campeões de 2020-21. Nessa situação, o United perderia sua vaga na competição e o Arsenal não poderia mais se classificar para a Liga Europa, se o Wolverhampton não for campeão da Liga Europa.

Se o Tottenham conquistasse a Liga dos Campeões, o Wolves, a Liga Europa, e a decisão fosse revertida, o Chelsea perderia sua vaga na Champions League de 2020-21 e estaria classificado à Europa League 2020-21.

Serie A
Como a Serie A foi suspensa enquanto times tinham diferentes números de jogos, caso ela fosse encerrada , como aconteceu na França, teríamos que fazer um cálculo dividindo o número de pontos conquistados por cada equipe pelo seu número de partidas jogadas, para assim obter quais clubes estariam classificados para a Liga dos Campeões.

Nesta situação hipotética, Juventus, Lazio, Internazionale e Atalanta estariam classificados diretamente para a fase de grupos da Champions League de 2020-21.

Os times qualificados para a Liga Europa 2020-21 seriam a Roma e o Napoli. A terceira vaga, destinada ao vencedor da Coppa Italia, provavelmente ficaria para o Milan, semi finalista da competição, ou para o Hellas Verona, sétimo colocado nesta tabela de classificação.

O Napoli, ainda vivo na edição atual da Liga dos Campeões, poderia conquistar sua vaga caso fosse campeão da competição. Neste caso, potencialmente abriria uma vaga ao Parma, oitavo colocado nesta tabela de classificação. O mesmo poderia acontecer com a Roma, caso ela saia vencedora da Liga Europa 2020-21.

No caso de tanto o Napoli quanto a Roma saírem campeões, a Atalanta perderia sua vaga na Liga dos Campeões e estaria classificado à Liga Europa 2020-21. Neste caso, o Hellas Verona também estaria garantido na competição.

Bundesliga
Como a Bundesliga foi suspensa enquanto times tinham diferentes números de jogos, caso ela fosse encerrada, como aconteceu na França, teríamos que fazer um cálculo dividindo o número de pontos conquistados por cada equipe pelo seu número de partidas jogadas, para assim obter quais clubes estariam classificados para a Liga dos Campeões.

Nesta situação hipotética, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Borussia Monchengladbach estariam classificados diretamente para a fase de grupos da Champions League de 2020-21.

Os times qualificados para a Liga Europa 2020-21 seriam o Bayer Leverkusen e o Schalke 04. A terceira vaga, destinada ao vencedor da Copa da Alemanha, poderia ficar com o Eintratch Frankfurt ou o Saarbrücken, semi finalistas da competição, ou com o Wolfsburg, sétimo colocado da Bundesliga.

O Wolfsburg, o Bayer Leverkusen e o Eintratch Frankfurt, ainda vivos na Liga Europa, poderiam conquistar sua vaga para a Liga dos Campeões se saíssem campeões da competição.

Se o Eintratch Frankfurt fosse campeão, Saarbrücken e Wolfsburg disputaram a outra vaga. Se o Leverkusen ou o próprio Wolfsburg fossem campeões, potencialmente abririam uma vaga ao Freiburg, oitavo colocado.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp