20/11/2020 às 17h30min - Atualizada em 20/11/2020 às 17h30min

​Área da Tecpar de Jacarezinho é cedida a UENP

Universidade aproveitará espaço de mais de 120 mil m² para desenvolver série de projetos

Tribuna do Vale
Tribuna do Vale
O Tecpar oficializou a cessão de toda sua área em Jacarezinho à UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) durante solenidade realizada nesta quinta-feira (19). O espaço, de mais de 120 mil m² será utilizado para o desenvolvimento de projetos ligados à universidade.

A ideia é otimizar o aproveitamento desta área, hoje considerada subutilizada. Os projetos a serem implantados contarão com servidores tanto da UENP quando do Tecpar e terão diferentes origens e públicos alvos.

Entre os variados projetos, destaque para a oficina de artesanato com bagaço de cana feito por mulheres vítimas de violência e menores em processo de ressocialização, além da comunidade ao redor da Tecpar.

Ainda estão incluídos projetos de leitura, música e capoeira, sempre destinados a crianças e adolescentes da comunidade ao entorno do espaço. Outras situações que chamam a atenção são a criação de um museu da arte popular do Norte do Paraná e um centro de apoio a agricultores familiares da região, igualmente a serem desenvolvidos na área cedida agora à UENP.

O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, esteve presente na cerimônia e agradeceu a iniciativa da Tecpar em repassar o estado a outro órgão que, no momento, tem maior capacidade operacional da área. “Temos realmente que agradecer ao Tecpar pela visão de que hoje outro órgão público pode melhor servir a comunidade com o espaço”, pontua.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) também esteve presente e destacou a importância que a UENP tem hoje para o desenvolvimento da região. “A UENP é uma universidade que cresce e que promove o crescimento da região. Hoje temos mais uma prova deste processo de crescimento”.

O prefeito eleito de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD), garante que a nova administração municipal lutará pela universidade. “É mais um espaço que pode servir a comunidade através da educação, através de projetos. Toda comunidade acadêmica pode ter certeza que a prefeitura de Jacarezinho será muito parceira. E a comunidade pode saber que vamos lutar pela estruturação e ampliação dos campus de Jacarezinho, inclusive vamos voltar a pauta do curso de Medicina”.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Tecpar, Jorge Callado, e a reitora da UENP, Fátima da Cruz Padoan, além de autoridades e lideranças locais.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp