MENU

24/11/2020 às 08h25min - Atualizada em 25/11/2020 às 00h10min

Teste de ancestralidade para auto conhecimento: vale a pena?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

O teste de ancestralidade se popularizou nos últimos anos ao atrair pessoas que têm curiosidade em saber mais sobre sua própria história e de sua família. Ele é feito por laboratórios que analisam parte das amostras de genes e trabalham com exercícios de comparação entre diferentes materiais genéticos.

Ele promete autoconhecimento na medida em que atua de maneira a traçar de onde vieram os ancestrais do indivíduo. Também, pode ser utilizado para questões de saúde, como para a análise dos genes para tratamentos mais eficazes e como cuidar melhor do seu organismo. 

Mas, afinal, o investimento nesse tipo de teste vale a pena? Continue lendo e conheça melhor como ele funciona, o que propõe e se é um bom investimento!

Teste de ancestralidade: Como funciona?

Esses testes são feitos a partir do estudo do material genético do cliente. Para isso, este deve conceder uma amostra do seu DNA, pela saliva, que será colocada sob a análise laboratorial.

Então, são analisados cerca de 700 mil genes, o que corresponde a apenas 1% do código genético. Esse fator é importante porque barateia o procedimento, tornando-o mais acessível à população.

Ainda, a análise é feita por meio do uso de inteligência artificial. Então, é possível que haja a comparação entre genes comuns já reconhecidos antes. O teste de ancestralidade, dessa maneira, dá inúmeras informações aos cliente que os realizam. 

Ancestralidade

Primeiramente, um dos principais fatores é realmente a possibilidade de traçar com maior precisão de onde vieram os ancestrais do indivíduo. Isso é muito interessante por permitir o autoconhecimento e um pouco mais sobre as próprias origens.

Nesse sentido, tem-se que muitos indivíduos se surpreendem com os resultados. Por exemplo, muitos que acreditavam ser de origem africana têm, em verdade, a maioria dos genes provenientes da Europa. O contrário ocorre igualmente e as surpresas podem ser inúmeras.

Conheça melhor seu organismo

Outro fator oferecido por alguns tipos de teste de ancestralidade é a possibilidade de conhecer melhor a própria saúde e organismo. O reconhecimento de genes permite que haja a indicação ao indivíduo de quais são os melhores hábitos.

Esse é o caso, por exemplo, da identificação de genes que apontam para intolerância a alguns tipos de alimentos.

Tratamentos mais eficazes

Por fim, alguns tipos de teste de ancestralidade também prometem indicar ao paciente quais são os medicamentos e tratamentos que são mais eficazes em relação ao seu DNA. Isso pode ser essencial para a obtenção de sucesso em procedimentos diversos.

Considere, por exemplo, a realização de um teste de Covid tendo em mãos, igualmente, um teste de ancestralidade com informações sobre saúde e resposta do DNA a certos medicamentos.

Com isso é possível que haja a escolha médica por um tratamento em detrimento com o outro. Isso, é claro, não se aplica somente em caso de teste rápido de Covid, mas também para diversas outras doenças.

Vale a pena investir em um teste de ancestralidade?

De uma forma geral é possível afirmar que sim, o teste desse tipo vale muito à pena. Afinal, a partir dele é possível conhecer um pouco mais sobre as próprias origens.

Além disso, considere que hoje são várias as empresas que oferecem esse tipo de teste. Algumas delas permitem que após a realização dele o indivíduo encontre familiares em qualquer lugar do mundo.

Portanto, para quem tem interesse em retomar suas raízes e saber um pouco mais sobre a própria história, o teste de ancestralidade pode ser realmente uma ferramenta incrível.

Nesse ponto cabe destacar que muitas empresas têm feito uso desse tipo de teste em ações internas. Por exemplo, algumas o utilizam em eventos internos para demonstrar como as aparências enganam e como as origens podem ser mais comuns do que se imagina.

Ainda, assim como não são todas as empresas do ramo que oferecem a localização de familiares, o oferecimento das análises de saúde e tratamentos também não está disponível em todas elas.

Portanto, cabe a quem se interessa por essa ferramenta genética buscar o teste de ancestralidade que integra todas as questões que ele deseja. 

Como contratar um teste de ancestralidade de qualidade?

Caso você tenha se interessado por esse tipo de teste, deve tomar certas precauções para que garanta a contratação de um serviço de qualidade.

Assim, busque saber sobre a reputação do laboratório antes de fechar qualquer tipo de contrato. Ainda, analise as opções que são oferecidas e veja quais cabem no seu orçamento e interesses.

Por fim, não deixe de analisar qual é a política da empresa quanto ao armazenamento e uso dos dados. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados é proibida a utilização de informações genéticas para a obtenção de vantagens financeiras, de forma que o armazenamento deve ser feito de maneira segura.

Com esses cuidados você garante a realização de um teste de ancestralidade seguro e efetivo que fará você mergulhar em suas origens!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp