MENU

25/11/2020 às 10h16min - Atualizada em 26/11/2020 às 00h00min

Dez dicas valiosas para aumentar seu score de crédito

Confira as dicas e saiba como aumentar sua pontuação no score

SALA DA NOTÍCIA Maria M. Costa

O score de crédito e uma importante ferramenta utilizada no processo de análise para concessão de crédito que as empresas utilizam para realização de negócios. O Serasa Score, classifica o perfil do consumidor, por uma pontuação de 0 a 1000, conforme a possibilidade dele pagar suas contas pelo período de 12 meses.

São analisados todas as dívidas, pagamentos, solicitações de empréstimos e cartões de crédito feitos com o CPF do consumidor. Também é analisado como administra e paga suas contas, se paga em dia, ou com atraso, ou se não paga.

Esses dados ficam registrados nos Órgãos de Proteção ao Crédito como SPC e Serasa e ficam disponíveis para a consulta de bancos, serviços, operadoras de cartão de crédito e financeiras.

Porque manter um bom Score de crédito

A razão para ter um bom score de crédito é ter sempre portas abertas quando precisar de créditos, tais como; empréstimos, financiamentos, aumento de limite em cartões, cheque especial e cartão de crédito.

Se seu nome for registrado na lista de inadimplentes do SPC ou Serasa, seu score de crédito perde pontuação e credibilidade. Você fica impedido de realizar qualquer transação financeira no mercado. 

Como é feita a análise do score de crédito

Primeiramente seu nome é consultado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC  (Serviço de Proteção ao Crédito), CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo) e  Serasa Experian.

São considerados os seguintes pontos:

  • Pagamentos de contas em dia
  • Histórico de dívidas negativadas
  • Relacionamento financeiro com empresas
  • Emissão de cheques sem fundos
  • Dados cadastrais atualizados
     
A maioria das instituições considera ainda o seu histórico em relação a elas. Se manteve sempre em dia os seus pagamentos, se não tem dívidas renegociadas, o que pode gerar um importante problema de restrição interna no seu nome, veja detalhes no link.
 

São consideradas de alto risco de inadimplência pessoas com score de crédito entre 0 e 300 pontos. Entre 301 e 700 pontos são consideradas de médio risco, entre 701 e 1000 pontos, são vistos com baixo fator de risco de inadimplência.

Não é somente o seu score de crédito que é levado em conta, também são consultados os seus documentos. Sua situação eleitoral junto ao TRE será considerada se a empresa em que você solicitar crédito é uma instituição pública, como CEF e BB. 

Confira aqui 10 dicas valiosas que você deve seguir para alcançar boa pontuação e aumentar seu score de crédito.

1 - Consulte periodicamente seu CPF

Você pode estar negativado sem ter conhecimento. Precisa saber se tem alguma dívida, qual é, e de quanto é.

Você pode ter esquecido de pagar alguma parcela, ou pagou e a empresa não deu baixa, ter emprestado seu nome para alguém que não honrou o compromisso. 

Essa consulta pode ser feita gratuitamente no site da Serasa consumidor.

2 - Tenha todo cuidado com seu nome

Mantenha todas suas contas em seu nome com os pagamentos em dia. Tudo que é pago com o seu CPF, conta como pontos para análise de pontuação.

Qualquer atraso pode ser prejudicial, por isso além de ter as contas em seu nome, é interessante concentrar os pagamentos em um único dia em que você tem garantido os recursos para pagamentos.

Em hipótese nenhuma permita que outras pessoas façam compras ou empréstimos com seu CPF, nome limpo é um bem valioso.

Permitir que outras pessoas o utilizem, é correr risco de ter seu score de crédito seriamente ameaçado. Se a pessoa não pagar ou vier a falecer, a dívida é sua!  

3 - Negocie suas dívidas

Caso tenha dívidas em atraso é imprescindível negociar e pagar a primeira parcela para ficar com o nome limpo novamente. Se o desconto for muito bom para pagamento a vista, não perca a oportunidade.

Você pode procurar diretamente a empresa credora ou acessar o site da Serasa Limpa Nome. Escolha a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. Se aceita a negociação, o próprio site gera o boleto para pagamento.

A empresa emitirá o comprovante de quitação e terá prazo de 5 dias úteis após o pagamento para retirar o seu nome da lista de inadimplentes. Mantenha os pagamentos negociados rigorosamente em dia e guarde bem os comprovantes.

4 - Atualize seus dados

Manter os seus dados atualizados, simplifica e agiliza o processo de consulta, dá maior visibilidade e credibilidade ao seu score de crédito.

As empresas têm como cruzar dados e acessar seu histórico, mas se você mesmo atualizar, o processo é mais rápido.

A atualização também pode ser feita no site da Serasa consumidor.

5 - Faça seu cadastro positivo

Não é obrigatório e você pode retirar quando quiser. Ao fazer seu cadastro positivo, você demonstra ser um consumidor transparente e confiável, facilita seu acesso ao crédito. 

As empresas sentirão mais segurança ao negociar com você, assim como a atualização de dados o cadastro positivo também pode ser feito no site da Serasa Consumidor.

6 - Mantenha um bom relacionamento com o banco em que você é cliente

Invista em conta-corrente, cartão de crédito, recebimento de salário ou aposentadoria e adquira produtos de um mesmo banco. 

Manter um bom relacionamento e pagar suas contas em dia, contribui para manter o seu score de crédito mais alto, já que o banco repassa à Serasa que você é bom pagador.

7 - Tenha poucos cartões de crédito

Ao contrário do que muita gente pensa, ter muitos cartões, não é sinal de bom score de crédito. 

Importante lembrar que todas às vezes que você solicita aumento de limite ou novo cartão de crédito, seu CPF é consultado e diminui a sua pontuação.

Evite utilizar constantemente  o total do limite cedido pelo banco na sua conta-corrente e também pedir muitos cartões.  

Muitas consultas ao seu CPF e muitos pedidos de novos cartões, em um curto período de tempo, são vistos  como sinais de instabilidade financeira.

Mantenha o pagamento da fatura em dia!

8 - Não peça aumento de limites do cartão de crédito 

Espere que o banco ou a operadora te ofereçam com base nos seus gastos e pagamentos. Só utilize o limite do banco em casos extremamente urgentes e por curto período de tempo.

Se você usa muito o limite de cheque especial, isso é considerado um alto risco e talvez o banco te ofereça um empréstimo para quitar dívidas e não o crédito que precisa.

Se você solicita seguidamente limites exagerados, muito além dos seus rendimentos, a operadora entende como risco de calote,  pode inclusive suspender temporariamente ou cancelar o seu cartão de crédito.

9 - Não faça contas com parcelas baixas e longas

Seu nome fica atrelado a essas dívidas enquanto durar o parcelamento e por consequência seu score de crédito diminui

Faça o possível para pagar à vista, ou com o mínimo de parcelas, deixe para parcelar bens mais caros, tais como financiamentos de carros e imóveis.

10 - Consulte sempre o seu score de crédito

Analise os pontos a ser melhorados, concentre esforços para corrigir o que for possível. Um bom score de crédito, significa ter crédito facilitado no mercado financeiro, sem o qual é impossível conseguir qualquer transação com empresas credoras.

Um alerta final, muito importante. Não existe pagamento para aumentar score de crédito. Se alguém ou uma empresa oferece esse tipo de serviço, não caia nessa, se trata de um golpe no mercado.

Siga as dicas citadas e tenha um bom score de crédito. Dúvidas? Utilize os comentários abaixo. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp