30/03/2020 às 09h38min - Atualizada em 30/03/2020 às 09h38min

Atunorpi realiza peregrinação missão técnica pela Rota do Rosário

Assessoria
Divulgação
A Atunorpi, Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná em parceria com outras entidades realiza a peregrinação missão técnica pela Rota do Rosário. O primeiro trecho com 137 quilômetros foi percorrido em fevereiro na região de Piraí do Sul, Jaguariaíva e Arapoti.

A peregrinação aconteceu entre os dias 17 e 19 de fevereiro. O trajeto foi entre Piraí do Sul, Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Jaguariaíva, Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria e  Arapoti com a Igrejinha de São João Batista.

O presidente da Atunorpi, Welington T. Bergamaschi, sua esposa Alice Prado, o consultor da associação e coordenador do coletivo turístico Pratique Turismo Regional, João Gouveia Cezar, Sandra Camacho da Paraná Turismo,  Diego Gouvea, Equipe Aralama, Ana Paula Castro, TMZ Turismo,  Mariana  oliveira - Guia de Turismo Sapopema e Padre Celso Miqueli, Rota do Rosário estavam presentes no primeiro trecho.

Segundo o presidente da Atunorpi, Welington T. Bergamaschi, esta peregrinação é de caráter experimental. “Ela oportunizou um primeiro contato com esta realidade sob o olhar técnico de uma equipe que peregrinou e percorreu todo o trajeto, identificando as potencialidades, desafios,  dialogando com a comunidade, lideranças municipais a fim de promover as ações necessárias de amenidades aos próximos interessados, criando  estruturas de apoio e sinalização para este trecho considerado o portal da Rota do Rosário, Turismo Religioso e Sustentável no Norte Pioneiro e Campos Gerais PR”, destacou Bergamaschi.

Após todo o trajeto percorrido, os peregrinos chegaram ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, visitaram o local, almoçaram e participaram de uma reunião. Participaram da reunião, Carlos Ornellas, Presidente do Comtur e Diretor da Adetur Campos Gerais, Tamara Roman, da Pousada Recanto do Monge,  Rafael Ponim e Sérgio Mendes do Santuário do Senhor Bom Jesus, Vanessa  Lopes, Secretária da Comunicação e Edson Camarão, Diretor de Turismo.

“A conversação foi próspera. Devido ao tempo chuvoso, o último trecho de Jaguariaíva até Arapoti foi percorrido com apoio até a Igrejinha de Arapoti. No Salão Paroquial Pe. José Pytel, houve uma breve partilha da mesma equipe com representantes da Pastur –  Pastoral do Turismo, Ley de Azevedo, Conceição Biscaia e Josemere da Silva, membros do  Comtur: dona Silvete, Júnior Gouvea Paz e Sandra Madeira, também do Bora Caminhar. Este foi o primeiro contato entres outros que virão neste trajeto inicial de toda a grande rota que estende dos Campos Gerais ao Norte Pioneiro, em fase de formatação”, destacou o consultor da Atunorpi, João Gouveia.

Também foi realizado ainda a peregrinação pelo trecho dois, entre as cidades de Jacarezinho e Ribeirão Claro. O percurso saiu do Santuário da Mãe Rainha, passando pela Catedral Diocesana,  Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e seguiu até o São Vicente Pallotti em Ribeirão Claro. Essa peregrinação aconteceu entre os dias 16 e 18 deste mês (março) e foram percorridos ao todo 50 quilômetros.

O turismo religioso hoje é um dos segmentos que mais cresce no mundo. A peregrinação da forma como está sendo realizada no Norte Pioneiro e Campos Gerais com demarcação de pontos importantes é uma ação pioneira no turismo religioso. Esta inovação ajudará não só os peregrinos, mas todas as comunidades envolvidas na Rota do Rosário que será percorrida em toda sua extensão.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp