MENU

27/11/2020 às 15h01min - Atualizada em 28/11/2020 às 00h10min

Iº CIST Web Conference Seguros, Riscos e Logística reuniu mais de dois mil conferencistas

É o maior evento online do mercado de seguros de transporte da América Latina

SALA DA NOTÍCIA Agência Pauta VIP
www.cist.org.br
Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de novembro), o Clube Internacional de Seguros de Transporte (CIST) realizou o Iº CIST Web Conference Seguros, Riscos e Logística. O evento foi acompanhado pela internet por mais de dois mil visitantes e profissionais do setor, confirmado o título de ‘maior evento online do mercado de seguros de transporte da América Latina’.

Após abertura de Salvatore Lombardi, presidente do CIST, ele mesmo abriu os trabalhos, fazendo uma breve entrevista com Mauro Friendrich, diretor do Grupo Arrezo & CO, abordando as operações da companhia e a sua logística. Na sequência, Henrique Cabral, Head of Regional Marine – Latam da Munich Re, apresentou um vídeo com o tema “Estatísticas dos ramos de Marine e contexto do Brasil na América Latina”.

O segundo painel do dia foi sobre a “Transformação e expansão da infraestrutura logística de carga – novos caminhos e oportunidades”, que abordou a PL de estímulo a cabotagem, concessão de novos terminais, BR do Mar, BR dos rios, e a integração multimodalidade.

Moderado por Alfredo Chaia, CEO na International Risk Veritas e vice-presidente do CIST, o painel contou com a presença de Luciana Guerise, diretora executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP); Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró Logística; Dino Batista, diretor de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Empresa de Planejamento e Logística; Luiz Henrique Baldez, presidente executivo da Associação Nacional de Usuários de Transporte de Carga; Flavia Maya, Coordenadora Jurídica da Log-in Logística Intermodal; e Sérgio Dias, especialista de Subscrição no IRB Brasil Re.

Drone Delivery - o modal do agora e soluções logísticas” foi o tema do terceiro painel, que discutiu as funcionalidades e as utilizações de drones; a importância da automação durante a pandemia; e ainda o futuro desse modal. O palestrante foi Manoel Coelho, CEO e co-founder da Speedbird Aero. Os debatedores foram Pedro Júnior, CEO da Multi Solution Seguros, Ineeds e Speed Transfer Transportes; e Emerson Granemann., fundador e CEO da Mundogeo. Já a moderação ficou a cargo de David Silva, diretor executivo da Servis Gerenciamento de Rrisco e diretor do CIST.

O último painel do primeiro dia abordou “Desenvolvimento e gestão de pessoas, modernização do mercado de seguros”. Liderança & Team Buildings (desenvolvimento de líderes); inteligência emocional & alta performance; o trabalho remoto; e a liderança feminina são apenas alguns desafios a serem superados no atual processo de modernização do mercado de seguros.

Simone Ramos, superintendente de Portos e Terminais da THB Group Brasil, foi a palestrante, enquanto os moderadores foram Mayra Monteiro, diretora de Relacionamento do Grupo Goldensat e diretora social do CIST; e Marcelo Anacleto, sócio-diretor da Piloto Corretora de Seguros e sócio da Zoom Corretora de Seguros.

Já na manhã desta sexta-feira (27.11), o primeiro painel do dia foi sobre “Ambiente regulatório, tecnologia em transformação, ação de ressarcimento e carta protesto”, que debateu se a ação de ressarcimento requer comprovação de pagamento e sub-rogação nas suas mais variadas vertentes, como no Sistema Jurisdicional eletrônico, no Blockchain com rastreabilidade de transações, e a Carta Protesto

Com moderação de Carlos Suppi Zanini, consultor técnico de Seguros e Gestão de Riscos de Transportes e Ambientais, e vice-presidente do CITS; o painel contou ainda com os debatedores Paulo Henrique Cremoneze, advogado especialista em Direito do Seguro e diretor jurídico do CIST; Marcos Siqueira, diretor de Transporte, Frotas e Resseguro da Liberty; Cristina Sass, responsável de Seguros na Renault do Brasil; Tatiana Coraccini, coordenadora de Sinistro na Willis Towers Watson; Janaína Cunha, supervisora na Rocha Terminais Portuários e Logística; Flavia Melo, Partner at Almeida Advogados e Executive Committee Member / General Counsel Wista; e Odair Negretti, diretor-sócio da Business Center e sócio-fundados do CIST e da APTS.


Logo depois foi discutido o tema “Gestão dos riscos na cadeia de frio e a logística de perecíveis – saúde e indústria”, ministrado pela Dra. Stela Maris Bernardi, especialista em Logísticas Farmacêutica, Reversa e da Cadeira Fria. O painel debateu as exigências de segurança; o foco na prevenção e não no controle dos danos após um incidente; os desafios da logística no transporte e na  distribuição da Vacina Covid-19, entre outros tópicos.

A mesa foi composta pelos debatedores Miquele Lioi, Managing Director da Polar Truck Service; Leandro Ferraz, gerente de Riscos na JBS; Clovis Augusto Manfio, sócio diretor da 3S Tecnologia; Vagner Falconi, diretor Comercial da Buonny; e pelo moderador Andre Velleda, fundador e CEO do Grupo Moraes Velleda e diretor de Infraestrutura do CIST.


Já a transformação do mercado de consumo; o crescimento abrupto das compras via e-commerce; a armazenagem e gestão de operador logístico (Last Mile); e a logística reversa foram temas do painel “Transformação mercado de consumo, gestão da logística e satisfação do cliente”. A mesa redodona foi composta pelo mediador René Ellis, diretor executivo de Control Loss Prevention, Latin America Risk Management Consulting; sócio fundador e diretor Técnico do CIST; e pelos debatedores Paulo Roberto Guedes, diretor na Ripran Consultoria e diretor de Logística do CIST; Henrique Dornelas, Head Legal / Risk Management do grupo Kangu; Michel Groenner, supervisor de Transformação do Mercado Livre e Cesar Meireles, diretor presidente e fundador da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol); vice-presidente da Alalog (Associação Latinoamericana de Logística); diretor do Deinfra (Departamento de Infraestrutura) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). 

O último painel do evento foi sobre a “Simplificação e modernização dos contratos de seguro pela Susep”, que discutiu as características gerais para a elaboração e a comercialização de contratos de seguros de danos para cobertura de grandes riscos. Neste painel, ministrado por Diogo Ornellas,  coordenador-geral de Grandes Riscos e Resseguros da Susep, houve espaço ainda para debater as Consultas Públicas 16 e 18, que vem de encontro com a modernização e maior liberdade do setor no desenvolvimento do mercado brasileiro. A mesa contou também com a participação de Danilo Silveira, diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), como debatedor; e Paulo Alves, Head of Marine Brazil and Facultative Reinsurance Latam da AXA XL, e sócio fundador e vice-presidente do CIST.

Antes de necrrar os trabalhos, houve tempo ainda para Salvatore Lombardi, presidente do CIST; e os vice-presidentes da entidade, Paulo Robson Alves e Carlos Suppi Zanini, agradecerem aos patrocinadores e reforçarem o convite para o 8º Simpósio ExpoCIST, marcado para acontecer presencialmente no dia 27 de abril de 2021, no Hotel Sheraton – WTC, em São Paulo. Vale lembrar que o Iº CIST Web Conference Seguros, Riscos e Logística contou com apoio da 3S Tecnologia; Buonny; Moraes Velleda; Omnilink, Grupo Fox; Servis; MCLG, Tókio Marine, Trucks Control, UPPER, GUEP e IRB Brasil Re. 


Sobre o CIST

O Clube Internacional de Seguros de Transportes (CIST) é uma entidade que reúne os diversos profissionais da cadeia logística de seguro de transportes: seguradoras, corretoras, resseguradoras e reguladoras de sinistros. O seu objetivo é reunir, integrar e capacitar à todos, além de promover a discussão sobre questões relacionadas ao segmento. Para saber mais, acesse www.cist.org.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp