MENU

27/11/2020 às 09h41min - Atualizada em 28/11/2020 às 00h10min

Vale a pena tomar suplementos para ganhar massa muscular?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Muitas pessoas que possuem plano de saúde para empresas consultam médicos para questionar se vale a pena tomar suplementos para ganhar massa muscular.

Hoje em dia é muito comum que tanto homens quanto mulheres frequentem as academias com o objetivos de adquirir força e resistência muscular.

Essa atividade tem como principais benefícios tonificar a musculatura, contribuir com o emagrecimento e também reduzir a quantidade de celulite, sobretudo nas mulheres.

Além disso a musculação beneficia também a mente e o bem estar, porque contribui para aumentar a autoestima, estimula o bom humor e manda a preguiça embora por acelerar o metabolismo.

Com tantos benefícios não é nenhuma surpresa que essa modalidade esportiva tenha cada vez mais adeptos que buscam melhor qualidade de vida e bem estar.

No entanto essas pessoas costumam ter dúvidas sobre se vale a pena tomar suplementos para ganhar massa muscular.

Entenda melhor os motivos de tomar suplementos

Tomar suplementos é algo muito comum entre as pessoas que frequentam uma sala de musculação na academia.

No entanto muita gente tem receio de começar a tomar esses produtos e então engordar. Essa é uma preocupação sobretudo das mulheres, que costumam ser mais propensas ao ganho de peso.

E como muitas pessoas aderem às práticas esportivas com o objetivo de emagrecer, então surge a preocupação sobre se os suplementos podem atrapalhar o processo ou até mesmo provocar ganho de peso.

O mais adequado é que essas pessoas busquem a opinião de um profissional especialista em nutrição para que tanto a dieta quanto a indicação de suplementos seja vista com cautela.

A dieta deve ser balanceada

De acordo com os profissionais geralmente o problema não é o uso de suplementos mas sim a dieta que não foi devidamente ajustada previamente.

Ao criar uma rotina saudável é essencial aliar os exercícios físicos a uma dieta balanceada tendo em mente que a ingesta calórica e qualidade dos alimentos é mais importante do que os exercícios em si para o processo.

Além disso ter um profissional que faça a avaliação da dieta é muito importante para que seja observado se existe uma necessidade real da suplementação.

É muito importante que você tenha uma dieta excelente ao praticar musculação visto que caso isso não ocorra pode ocorrer perda de musculatura ao invés de ganho de massa magra.

O catabolismo é a utilização pelo organismo dos próprios músculos como fonte de energia. Isso é não apenas indesejável como pode ser também de certa forma perigoso.

Por isso o ideal é ter uma dieta equilibrada, fazendo o consumo de todos os grupos de alimento e, se beneficiar das atividades físicas para manter o metabolismo elevado e assim aumentar o gasto energético.

Quando é ideal usar os suplementos para ganhar massa muscular?

Antes de mais nada, deve-se ressaltar que é possível conseguir todos os nutrientes de que o organismo necessita apenas equilibrando a dieta e associando os alimentos corretos.

Além disso, pode-se do mesmo modo conseguir todas as calorias necessárias para a prática esportiva.

Inclusive de acordo com os profissionais da área de nutrição uma dieta com equilíbrio adequado de proteínas e carboidratos é o melhor caminho, sendo inclusive mais eficiente com relação aos suplementos.

Quando acompanhado por um profissional o uso de suplementos pode trazer benefícios em alguns casos, como por exemplo:

  • Vegetarianos e veganos que necessitam de quantidades mais altas de proteínas;
  • Mulheres com perda muscular;
  • Pessoas que desejem ter um efeito mais rápido e eficiente;
  • Indivíduos com dietas restritivas;
  • Quem não consegue se alimentar corretamente por causa da correria do dia a dia.

É muito comum que pessoas com a rotina corrida não consigam se alimentar adequadamente e ingerir as quantidades adequadas de nutrientes, vitaminas, minerais e, sobretudo de proteínas.

Esse é um dos principais casos em que a suplementação alimentar é altamente recomendada, visando proporcionar e manter resultados obtidos.

Mas mesmo nesses casos é essencial que o profissional leve em consideração a ingestão nutricional, bem como os objetivos e a sua intensidade nos treinos.

O whey protein engorda?

Os suplementos mais utilizados pelos praticantes de atividades físicas como musculação são os do tipo hiperproteicos, capazes de fornecer uma dose alta de proteína de forma simples e em uma porção pequena.

A maior parte deles pode ser ingerida na forma de shake que pode ser preparado em qualquer lugar por meio da simples adição de água.

Uma grande vantagem desse tipo de suplementação é que em geral as proteínas têm valor biológico elevado e por isso proporcionam uma excelente absorção pelo organismo.

Apesar de serem desenvolvidos para serem eficientes e seguros, esses produtos devem ser consumidos somente após a indicação de um profissional.

No entanto com relação às calorias, fique tranquilo, se a sua alimentação estiver equilibrada o whey não vai fazer com que você engorde.

No entanto pode provocar ganho de massa magra, que pesa mais do que a gordura dando a impressão de ganho de peso.

Então, pode ficar despreocupado e suplementar sem medo, mas nunca deixe de consultar um especialista!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp