MENU

12/10/2020 às 14h50min - Atualizada em 30/11/2020 às 00h10min

Projeto do Mackenzie apadrinha jovens sem perspectiva de voltar para casa

SALA DA NOTÍCIA
Rodrigo Freitas

Conforme dados da ONU, cerca de 150 milhões de crianças vivem nas ruas. A maioria dessas crianças e jovens está em um estado precário e calamitoso. Sabendo da sua responsabilidade ética e moral, e preocupado com a situação, o curso de Psicologia da UPM desenvolveu um “Projeto de Apadrinhamento Afetivo”.

O projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social (LEVV) do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, que faz parte das ações do Mackenzie Voluntário, visa proporcionar aos adolescentes em situação de acolhimento institucional (indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, que estejam alocados em intuições protetoras) o restabelecimento da vivência comunitária e familiar. A ação tem o intuito de contribuir para a formação de vínculos afetivos com membros de fora das instituições, de maneira que recebam cuidados e atenção individualizada.

O projeto enxerga através da relação padrinho-afilhado a possibilidade de trocas contínuas, em que os dois compartilham momentos e vivências. Por meio dessa relação o afilhado vincula-se com uma figura externa que se preocupa e acompanha seu desenvolvimento.

O público-alvo da proposta são jovens em situação de acolhimento institucional, com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, que estejam institucionalizados há mais de dois anos sem perspectiva de retorno ao convívio familiar.

Para se tornar um padrinho os interessados devem possuir idade superior a 21 anos, participar assiduamente ao grupo de preparação, possuir disponibilidade afetiva, mostrando-se motivado a contribuir de forma positiva para o desenvolvimento dos jovens, além de possuir disponibilidade de no mínimo 2 horas por semana, durante 1 ano, a fim de realizar visitas autorizadas e agendadas antecipadamente junto à equipe técnica do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA).

Os candidatos interessados que atendam aos requisitos, devem fazer um cadastramento no link: http://levvmackenzie.wix.com/levv#!sobre-1/cq4j.

A fim de mostrar a importância do projeto, na próxima quarta-feira (06), às 19h30, o Mackenzie realizará uma palestra gratuita, aberta ao público na Rua Piauí, 181, 1º andar – São Paulo. Para participar o interessado deve enviar um e-mail para o endereço: apadrinhamentoafetivolevv@gmail.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp