MENU

01/12/2020 às 09h52min - Atualizada em 01/12/2020 às 15h00min

Portfólio digital: quais informações não podem faltar?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Estar presente na internet não é apenas importante hoje para as empresas, mas também para os profissionais. Uma boa forma de fazê-lo, no segundo caso, é pela aposta em um portfólio digital.

Para isso, contudo, é preciso ter cuidado e seguir algumas regras que exigem a concessão de informações cruciais que tornarão o documento ainda mais completo e relevante perante os olhos de quem está recrutando pessoas.

Dessa maneira, confira agora mesmo o que não pode faltar e como fazer um portfólio incrível!

Portfólio digital: Veja informações essenciais

Esse tipo de documento é capaz de trazer uma série de vantagens aos profissionais. Primeiramente, por dar destaque a eles em ambientes online, aumentando seu alcance e possibilidades de negócios.

Considere que por estar presente no ambiente online esse tipo de documento pode ser acessado de diversas maneiras por diversas pessoas. 

Por isso, ele se torna visível o tempo todo, bem como pode ser disponibilizado por você ao possível cliente de maneira rápida e a partir de qualquer lugar, bastando estar conectado à internet.

Entretanto, é claro que não basta ter um portfólio digital, é preciso também que ele seja organizado e que tenha alguns tipos de informações que são consideradas indispensáveis.

Veja agora quais são elas e tenha a certeza de que sua coletânea de trabalhos e experiências terá o destaque devido e trará bons frutos profissionais!

Apresenta informações pessoais

Primeiramente, é preciso que quem esteja interessado em serviços da sua área possa identificar desde logo quem você é. Por isso, é importante falar de você mesmo e não apenas focar nos trabalhos profissionais, que também são essenciais.

Por isso, lembre-se de se apresentar, bem como conceder informações pessoais relacionadas à cidade e país em que mora e, também, formas de contato para quem tenha se interessado nos seus trabalhos.

Em relação às formas de contato apresentadas no portfólio é importante lembrar-se de conceder além de e-mail um número de telefone que também possa ser usado para contato por meio do WhatsApp.

Igualmente, é possível colocar links e direcionamentos para redes sociais. Contudo, pense seriamente se as suas redes sociais refletem você como profissional ou se podem atuar negativamente na imagem.

Ainda sobre as informações pessoais, lembre-se de demonstrar suas experiências profissionais e acadêmicas. Dessa maneira, disponibilize informações sobre as empresas em que trabalhou como empregado, parceiro ou estagiário.

Trabalhos não remunerados e os relacionados aos voluntários também devem constar no seu portfólio, pois são importantes.

Em relação à formação acadêmica apresente a existência de graduações, especializações, cursos técnicos ou extracurriculares que sejam importantes para as suas atividades.

Por fim e não menos importante, não deixe de apresentar experiências como intercâmbios, participações em centros acadêmicos e outros eventos em que você tenha se envolvido e que demonstrem fatores importantes para os recrutadores.

Escolha com cuidado os projetos que apresentará no portfólio

Aqui estamos num ponto muito importante, pois muitos profissionais se enganam ao acreditarem que todos os trabalhos já feitos devem constar nos documentos de divulgação profissional online ou que quanto mais projetos estiverem listados, melhor.

Entretanto, é importante lembrar que menos é mais e que é mais importante ter poucos projetos muito bons no seu portfólio do que vários trabalhos medianos. Portanto, tenha cuidado e selecione com rigor seus trabalhos.

Faça uso da prova social

Ainda, outras informações que devem constar no portfólio de qualquer profissional se referem às provas sociais. Elas nada mais são do que a comprovação do seu bom trabalho por meio da opinião de clientes e ex-clientes.

Quem já fez trabalhos mas não conta com esse tipo de avaliação positiva registrada pode entrar em contato com esses clientes e pedir se eles poderiam conceder tal prova social.

Ainda, é possível fazer uso de comentários em redes sociais. Antes, certifique-se de pedir autorização para o indivíduo que realizou as observações para usá-las em seu portfólio.

Por fim, quem nunca prestou qualquer tipo de serviço profissional e é novo no mercado pode se valer de depoimentos dados por ex-professores e supervisores de estágio. 

Essa é uma ótima forma de alcançar a prova social mesmo sem experiência profissional específica.

Não se esqueça das ilustrações

Quando o seu trabalho é relacionado à criação de produtos manuais, de design ou mesmo de fotografia é importante que sejam apresentadas ilustrações no seu portfólio. Portanto, analise se o seu nicho de atuação depende de imagens e, caso sim, tome muito cuidado.

É crucial que todas as imagens estejam em ótima resolução. Em caso contrário poderão causar efeito negativo e até mesmo desvalorizar todo o trabalho apresentado ali.

Lembre-se, portanto, que é preferível se utilizar de imagens mais pesadas que demoram a carregar do que uma imagem com nitidez deficiente e que não consiga demonstrar o que você pretendia.

Com essas dicas o seu portfólio ficará incrível e terá todas as informações que são importantes nesse tipo de documento virtual profissional. Assim, não deixe de utilizá-las e tenha maior alcance profissional.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp