MENU

02/12/2020 às 14h41min - Atualizada em 02/12/2020 às 14h41min

​Governo define primeiros brasileiros a receber vacina contra Covid-19

Só Notícia Boa
Tatyana Makeyeva/Reuters
O governo federal definiu quem serão os primeiros brasileiros a receber a vacina contra a Covid-19.

No plano de vacinação, divulgado nesta terça, 1º de dezembro, aparecem na primeira fase os profissionais de saúde, idosos e indígenas. Eles receberão a dose assim que o imunizante for aprovado pela Anvisa e disponibilizado.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde após uma reunião nesta terça. A coordenadora do PNI – Programa Nacional de Imunizações – do ministério, Francieli Fantinato, informou que haverá quatro fases de vacinação.

Quatro fases

“Na primeira fase, conforme a chefe do PNI, devem entrar trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena”, diz a nota do Ministério

A segunda fase inclui a vacinação de idosos entre 60 e 74 anos. Em seguida, serão imunizadas pessoas com comorbidades, como doenças pulmonares, cardiovasculares, etc.).

A quarta fase é para professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e detentos.

Duas doses

“Ao todo, os quatro momentos da campanha somam 109,5 milhões de pessoas imunizadas, em duas doses, como previsto pelos esquemas vacinais dos imunizantes já garantidos pelo Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility”, acrescenta a nota.

O ministério também informou que já negocia compras de seringas e agulhas que serão necessárias para a vacinação contra a covid-19.

“Encontra-se em andamento processo de compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional para aplicação das doses, e outras 40 milhões no mercado internacional.”

Leia mais em Só Notícia Boa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp