MENU

03/12/2020 às 09h19min - Atualizada em 03/12/2020 às 10h20min

A importância dos valores de uma empresa

*Por Brenda Donato

SALA DA NOTÍCIA Analina Arouche

Atualmente, um dos maiores desafios das empresas é gerar encantamento, tanto externo, para conquistar e fidelizar o cliente, quanto interno, voltado para os colaboradores. E sim, a cultura organizacional ainda é uma das prioridades dos candidatos na avaliação de uma vaga de emprego. Saber como a companhia se posiciona é fundamental para identificar compatibilidade com a missão, valores e visão da mesma. 

É muito comum o colaborador que se sente desconfortável com as crenças, tradições, procedimentos e normas da empresa buscar pela mudança de emprego. Outro fator que comprova a falta de alinhamento de valores é o clima organizacional, que está voltado para a vivência das pessoas no ambiente de trabalho. Mesmo com a pandemia e adoção do home office, o relacionamento entre os profissionais impacta diretamente nas entregas de equipe, por exemplo. 

Além da cultura e do clima organizacional, muito tem se falado em fit cultural, que é a identificação do colaborador por meio de suas soft skills [habilidades comportamentais] e traços de personalidade alinhados aos valores e missão da empresa. Essas características são motivo de estudo de muitas companhias que prezam pela permanência e maior probabilidade de motivação e engajamento por parte de seus profissionais. 

Apesar de valorizar essa compatibilidade, diferenças vão surgir tanto entre a empresa e o colaborador quanto entre os colegas de trabalho, porém, as características que apresentarem mais complementaridade serão determinantes para suprir pequenas divergências que possam surgir. A soma de todos esses elementos resulta em diversos fatores para o sucesso da companhia, pois, com equipes motivadas, o engajamento e a produtividade serão peças-chave na comunicação, relacionamento, satisfação do cliente, lucratividade e até mesmo em melhor tomada de decisão. 

Com o trabalho mais efetivo entre os setores, consequentemente o crescimento da empresa será notado rapidamente, resultando em um grande atrativo a novos profissionais com valores semelhantes, que praticados pelo coletivo tendem a manter o bom clima organizacional. Este é o melhor jeito de construir algo, quebrando qualquer barreira e cultivando a cooperação com o espírito de equipe genuíno.

No entanto, isso só é possível mediante a coragem de rever conceitos, especialmente em empresas tradicionais. É preciso entender o que mudou no mercado de trabalho, reconhecer que também mudamos e estabelecer valores condizentes com a atualidade, contudo, sem perder a essência. Inovar é atitude de protagonista, é provocar novas formas de fazer independentemente da área de atuação. Uma empresa que tem como base a integridade e o respeito, sustenta a confiança, a ética e a transparência cultivadas com as pessoas, por isso é importante ser íntegro nas relações com os colaboradores e clientes. 

 

*Brenda Donato é Diretora de Pessoas e Resultados na Embracon.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp