MENU

03/12/2020 às 11h23min - Atualizada em 04/12/2020 às 00h00min

Acessibilidade: Contações de histórias da Embaixadores da Prevenção ganham versão em libras

Vídeos estarão disponíveis no Youtube da ONG a partir desta sexta-feira, 04 de dezembro

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
Em um ano onde tudo precisou ser ressignificado, a Embaixadores da Prevenção adaptou o projeto Por um Mundo de Virtudes para o formato online. Desde o mês de maio, a ONG campineira tem disponibilizado em suas redes uma série de vídeos com contações de histórias que abordam as principais virtudes que colaboram para a formação de seres humanos mais saudáveis, empoderados e virtuosos.
 
Apesar do receio inicial sobre o real impacto que o projeto causaria no audiovisual, a aceitação do público foi surpreendente e motivadora. E como em formato presencial o projeto já contava com intérprete de libras nas últimas sessões, vem daí a grande novidade: a partir de dezembro os vídeos serão atualizados com versões em libras para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
 
“Temos recebido feedbacks positivos e carinhosos das escolas e dos alunos atendidos este ano, que, inclusive, têm realizado prontamente as atividades propostas no final das contações. Por estar em um ambiente novo e oferecer acessibilidade presencial, sentimos a necessidade de garanti-la no online também. Por isso, a partir desta sexta-feira, 04, os dois últimos vídeos do projeto estarão disponíveis em nosso canal, e logo na sequência, ainda no mês de dezembro, todos eles serão republicados com inserção da janela de libras”, comenta Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto.
 
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Bradesco e produção da Cacho de Ideias.
 
Novas histórias
Nesta sexta-feira, 04, o público vai descobrir “Quem Sequestrou a Joaninha?”. Na história, um investigador muito curioso convoca a abelha, a cigarra e a borboleta para um longo interrogatório. Cheia de mistérios, a peça reflete sobre a virtude da temperança, que nada mais é do que o equilíbrio das nossas ações diárias com as pessoas e o meio ambiente. A peça é baseada no livro “O Jardim das Virtudes”, de Alessandra Loriatti e Maria Fernanda Garcia.
 
Finalizando a sequência de vídeos, a ONG disponibiliza “Nariz de Batata”, que aborda o bullying sofrido por uma menina em idade escolar por causa do formato de seu nariz. Para fugir dos ataques, ela passa o período do recreio com um saco de papel na cabeça. Mas com o tempo ela percebe o quanto sua atitude fortalece o pré-conceito e limita a aceitação de si mesma. Empoderada pelo amor-próprio, ela se mostra para o mundo e começa a ensinar as pessoas sobre o quanto amar-se é importante! A peça é baseada no livro “Gente Precisa Aprender a se Amar”, de Tatiana Passos Zylberberg.
 
Versões  acessíveis
Como explicado pelo coordenador cultural, as versões em libras serão publicadas na mesma ordem – A Bailarina (virtude da determinação), O Homem (humanidade), A Rainha Sábia (sabedoria), Eureka (responsabilidade), A Caçada ao Medo (coragem), O Encanto da Minhoca (transcendência), A Menina Centopeia (justiça), Quem Sequestrou a Joaninha (temperança) e Nariz de Batata (amor-próprio) – e todos estarão disponíveis no YouTube e nas redes sociais oficiais da ONG ainda em dezembro.
 
SERVIÇO • Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 • Disponível em: https://bit.ly/embaixadoresnoyoutube

--
Sobre a Embaixadores da Prevenção
 
Idealizada por Sandra Sahd, a organização social foi fundada em Campinas em 2011 e, no ano seguinte, iniciou suas atividades com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que, entendendo suas virtudes, transforme o mundo a partir da aprendizagem refletida pelas atividades artístico-culturais (especialmente teatro e literatura) promovidas pela ONG. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Desde sua fundação, mais de 15 mil pessoas – entre crianças e adultos – já foram atendidas em suas atividades. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse www.embaixadoresdaprevencao.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp