MENU

04/12/2020 às 10h24min - Atualizada em 04/12/2020 às 10h50min

Recital com Cecília Moita marca lançamento dos Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin

Live contará com apresentação e comentários de Emmanuele Baldini  

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
www.emaklabin.org.br
Nesse sábado, dia 5 de dezembro, às 19h30, acontece o lançamento do 2º volume dos Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin: Identidades Paulistanas, publicação que registra e divulga a programação desenvolvida na Fundação Ema Klabin ao longo de cada ano. Para marcar o evento, haverá um recital transmitido ao vivo, direto da casa-museu, com a pianista Cecília Moita, que interpretará um repertório dedicado ao tema Identidades Paulistanas, trabalhado na programação de 2019 da Fundação. Obras de Edmundo Villani - Côrtes, Adoniran Barbosa, Eduardo Gudin, entre outros, serão interpretadas no raro piano Érard de 1912, que compõe a coleção de Ema Klabin. A live terá a presença de Emmanuele Baldini comentando o piano e o repertório. Para assistir é só acessar o youtube.com/emaklabin 

O segundo volume da publicação digital traz, em cerca de 200 páginas, artigos e relatos de experiências da programação cultural oferecida pela Fundação Ema Klabin ao público ao longo de 2019, em torno da temática Identidades Paulistanas. Essa temática central, que guia a programação cultural do museu, trouxe grandes especialistas para falar sobre o tema nas artes plásticas, dança, música, fotografia, literatura e culinária, entre outros. 

“Cada edição da revista contém três seções: o Dossiê, uma seção composta por textos produzidos por pesquisadores/professores que realizaram palestras ou cursos relacionados ao tema anual do museu; a seção Rizomas, que abre espaço para outras realizações dos diversos núcleos de trabalho de nossa equipe ou curadores convidados, e uma seção destinada a promover uma reflexão sobre livros da biblioteca”, explica Paulo de Freitas Costa, curador da Casa-Museu Ema Klabin. 

Entre os temas abordados nos textos da segunda edição da revista, estão, por exemplo: “São Paulo na literatura” (Ana Beatriz Demarchi Barel), “Sons da Paulicéia” (Marco Prado), “Literatura de cordel contemporânea” (Ronaldo Vitor da Silva), “Adoniran em partitura” (Tomas Bastian) e “Indígenas identidades paulistanas” (Carlos José F. Santos), entre outros.
 
 Homenagem a Gilda de Mello e Souza
 
A revista também contém um registro da homenagem ao centenário de nascimento de Gilda de Mello e Souza, paulistana ilustre que teve um papel importante na definição do projeto cultural da Casa-Museu. Nessa homenagem, sua inteligência, sensibilidade e ampla produção intelectual foi relatada por seus amigos, colegas e alunos.
 
A seção Rizomas traz ainda artigos não relacionados diretamente à temática anual, que abordam a identidade na Grécia Antiga, as paixões botânicas de Burle Marx e sua relação com o jardim que projetou para a Casa-Museu, além de uma sensível mensagem do fotógrafo que registra as atividades da Fundação há vários anos.
 
O caderno se encerra com um poema de Hendrik Franco dedicado ao livro “Poemas Negros”, de Jorge de Lima, obra de forte cunho social que integra a biblioteca de Ema Klabin em edição de luxo de 1947, ilustrada por Lasar Segall.
 
O segundo volume dos Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin foi organizado por Paulo de Freitas Costa e Ana Cristina Moutela Costa. Com projeto gráfico e diagramação de Lívia Silva, a publicação estará disponível gratuitamente para download no site:  www.emaklabin.org.br 
 
Serviço:
  
Lançamento dos Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin: Identidades Paulistanas.
Recital com a pianista Cecília Moita 
 
Apresentação e comentários de Emmanuele Baldini
 
Transmissão ao vivo via YouTube: youtube.com/emaklabin
 
Sábado, 5 de dezembro de 2020, das 19h30 às 20h30
 
Gratuito
 
Fundação Ema Klabin
 
www.emaklabin.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp