MENU

04/12/2020 às 15h01min - Atualizada em 05/12/2020 às 00h10min

Pelo quarto ano consecutivo, Instituto Ronald McDonald é eleito uma das 100 melhores ONGs do Brasil

Há quase 22 anos instituição atua para ampliar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que atua há quase 22 anos para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil, é eleita entre as 100 melhores ONGs pelo prêmio “Melhores ONGs do Brasil”, uma iniciativa do Instituto Doar. O prêmio, que é o maior do terceiro setor no Brasil, contará com cerimônia de premiação virtual no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, transmitida pelo YouTube e pelo site do canal Futura.

O ranking tem o objetivo de reconhecer as boas práticas organizacionais, de governança, transparência e impacto para a sociedade, destacando àquelas que apresentam grande eficiência nesse processo e nos resultados alcançados.  A lista do ranking já está disponível no site melhores.org.br

"É com o coração cheio de orgulho que celebramos, pelo quarto ano consecutivo, esse reconhecimento que é uma grande conquista. Esse ano, em particular, passamos por diversos desafios e ensinamentos com a pandemia da Covid-19, mas nos motivamos ainda mais pelo nosso propósito com a causa do câncer infantojuvenil e nossas crianças e famílias. São elas que nos movem diariamente para continuar a fazer mudanças e avanços na oncologia pediátrica em nosso país”, destaca Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

O prêmio Melhores ONGs do Brasil é realizado pelo Instituto Doar, em parceria com a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos, e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil.

Com a missão de aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil, o Instituto Ronald McDonald, que depende exclusivamente de doações de pessoas físicas e empresas, realizou, em 2019, cerca de 95 mil atendimentos a crianças e adolescentes com câncer em tratamento e seus familiares. Foram beneficiados 76 projetos, de 52 instituições em 43 municípios de 21 estados no ano passado.

Neste ano, além dos Instituto Ronald McDonald, as unidades do Programa Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro e ABC, programas coordenados pelo Instituto Ronald McDonald, também conquistaram lugar na lista.



 
O Prêmio Melhores ONGs
Este ano, 670 organizações se inscreveram no Prêmio, que é o maior do terceiro setor no Brasil. Uma novidade em 2020 foi o lançamento de uma plataforma para ajudar as ONGs vencedoras a captar doações. Qualquer pessoa pode entrar e doar diretamente para as 100 ONGs vencedoras. É um presente do Melhores ONGs para o Dia de Doar, uma campanha mundial no dia 1 de dezembro para estimular as contribuições financeiras para as organizações.

As chances de cura
A chance média de sobrevivência à doença é estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 64%. Porém, as chances não são as mesmas em todas as regiões do país. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.

Dados sobre a doença
No Brasil, o câncer é a enfermidade que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com a missão de promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, o Instituto Ronald McDonald atualmente é uma das principais instituições que atuam em prol da causa no Brasil.  Somente em 2019, foram realizados cerca de 95 mil atendimentos, nas 5 regiões do país, impactando 21 estados e 43 municípios. 

Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 21 anos atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp