MENU

04/12/2020 às 11h01min - Atualizada em 05/12/2020 às 00h10min

Como Vender no Whatsapp

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

A Whatsapp é de longe o app mais popular do mundo. Ele pode ser usado para se comunicar com amigos e familiares em todo o mundo com o apertar de um botão. O Whatsapp também se tornou a forma mais popular de as pequenas empresas alcançarem os clientes, se o aplicativo for integrado aos sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) da empresa.

Não há nada mais constrangedor do que receber uma mensagem sobre uma venda que você perdeu porque estava de férias. Naturalmente, o Whatsapp também pode ser usado pelas empresas para entrar em contato diretamente com seus clientes.

Como Vender no Whatsapp

As empresas grandes e pequenas estão se voltando para este aplicativo gratuito para enviar mensagens que são endereçadas pessoalmente à pessoa para a qual é enviado. Este é um dos principais benefícios do marketing móvel e pode aumentar significativamente o envolvimento de seu público-alvo. Este artigo destacará algumas dicas deste importante canal.

Venda em qualquer lugar


É verdade que as marcas saltaram no comboio da venda no Whatsapp. Entretanto, isto é muito mais lucrativo quando o cliente realmente vai à loja física da empresa para fazer um pedido.

Embora as vendas no Whatsapp possam ser um método viável para atingir um público, você deve evitá-lo se quiser fazer crescer seu negócio. Seus clientes passarão mais tempo em sua loja física se acreditarem que você tem uma presença lá.

Ao vender através do Whatsapp, você pode alcançar pessoas que nunca ouviram falar de seu negócio antes e, portanto, é pouco provável que visite sua loja física. A chance delas entrarem para comprar e descobrir seu negócio no processo pode ser muito diminuída.
 

Venda apenas por um tempo limitado


Alguns consumidores pensam que as vendas no mundo físico devem ser limitadas ou em seu caso somente durante períodos de tempo específicos. Este não é necessariamente o caso. Como comerciante digital, você pode aproveitar o poder do Whatsapp para aumentar as vendas de todos os tipos de bens e serviços. Não tem que ser limitado a uma venda especial.

As empresas estão agora respondendo à crescente concorrência no Whatsapp, oferecendo descontos. Um exemplo onde isto é especialmente relevante é durante as férias. É muito mais fácil acompanhar e se comunicar com os clientes no Whatsapp do que através de um sistema de bate-papo complicado como o Facebook Messenger.

Desde que o item sendo vendido seja algo que as pessoas pagariam no mundo físico, e você não cobra nenhuma taxa de entrega, você pode oferecer um grande negócio oferecendo uma venda por tempo limitado. Isto dá às pessoas um motivo para abrir suas mensagens no Whatsapp e fazer um pedido.

Esteja Pronto para Pedidos Pendentes


Quando você anuncia sua venda no Whatsapp, isso não só ajudará a anunciar sua marca, mas também economizará tempo. Isto significa que você não precisa estar constantemente verificando o aplicativo caso os clientes façam um pedido que ainda não tenha sido atendido.

A ideia de que alguém possa lhe perguntar se há algum estoque disponível ou se pode comprá-lo a um preço com desconto seria considerada muito pior se você tiver que verificar o aplicativo.

Não Inclua Informações Privadas do Cliente nas Mensagens


A maioria das comunicações entre uma empresa e seus clientes via Whatsapp são recebidas, o que significa que o cliente lhe envia a mensagem. Ao utilizar este canal, não utilize as informações pessoais de seus clientes a menos que o cliente lhe dê permissão para fazê-lo.

Isto se aplica a coisas como seus nomes, endereços, números de celular e aniversários. Mesmo que o cliente opte por permitir que você lhes envie uma mensagem, ele deve ter controle sobre quais informações você utiliza. Se o cliente quiser permanecer anônimo, você não deve usar suas informações para fazer outras mensagens. Se o cliente permitir que você use essas informações, seja transparente a respeito.
 

Usar chamadas de marca para mostrar interesse


As empresas estão usando cada vez mais o número de telefone como um indicador de sua existência. É também um bom lugar para mostrar interesse em um cliente potencial.

Basta enviar uma breve chamada para o número do telefone do cliente no chat Whatsapp. Esta é uma maneira segura de mostrar que você está interessado na mensagem. Se você tiver uma presença on-line, você pode simplesmente ter um botão que diz "Ligue-me" exibido em sua página da web.

As empresas podem usar este recurso para ganhar uma presença no Whatsapp, mesmo que ainda não estejam vendendo na plataforma. Por exemplo, se você tiver um serviço de cuidado infantil, você pode pedir aos pais que lhe liguem se tiverem alguma dúvida. Eles podem precisar de alguns minutos para encontrar o número. Ao ligar diretamente para você no Whatsapp, é muito mais provável que eles falem com você.

Venda no canal de compras


Os canais de compras estão recebendo muita atenção hoje em dia e são uma ótima maneira de promover sua marca de uma maneira envolvente. Existem tantos tipos diferentes de canais de compras, incluindo aqueles como o Pinterest, que permitem que você compartilhe seus produtos com seu público.

Assim como você faria ao compartilhar seus produtos físicos com as pessoas, é importante fornecer links que os clientes possam usar para comprar o produto. Usar o canal de compras também é uma boa maneira de construir o reconhecimento de sua marca. Por exemplo, um varejista de vinho poderia ter um link para seu estande de vinhos na alimentação do Whatsapp.
 

Use Texto Promocional para Mensagens de Texto


Além de fornecer links, o Whatsapp também permite que as empresas incluam textos promocionais em suas mensagens. Ao inserir uma mensagem curta que promova a mensagem em oferta, é uma excelente maneira de enviar uma mensagem poderosa.

Por exemplo, você poderia ter um link para comprar o mesmo vinho no chat sob a forma de uma mensagem de texto. Isto faria o cliente sentir que você está prestando atenção às suas necessidades e que receberá um tratamento especial.

As empresas também podem compartilhar seus dados de contato, um link para seu website, ou um crachá em seu website que mostre que elas são um membro ativo do grupo.
Grupo de bate-papo Privacidade

A melhor parte da utilização do Whatsapp para marketing é que suas mensagens são criptografadas. Isto significa que você não pode ler as mensagens enviadas a você a menos que o destinatário permita que você as veja. Se o destinatário optar por isso, ele também poderá responder à sua mensagem e só terá acesso à que ele mesmo escreveu.

O Whatsapp permite que você identifique usuários em seu grupo. A fim de ver quem está em um determinado grupo, o usuário deve digitar o nome do grupo no campo de mensagem. Uma vez recebida a mensagem, o servidor se conectará com o outro usuário para ver se ele é ou não o criador do grupo.

Conectando-se ao Whatsapp


O Whatsapp não funciona sem um número de telefone ou uma conexão à Internet. Para a melhor experiência, você vai querer estar conectado a uma rede Wi-Fi.

Você pode usar o aplicativo em dispositivos Apple iOS, dispositivos Google Android, dispositivos Microsoft Windows, e para computadores Mac. Ele também suporta dispositivos BlackBerry, Nokia e Windows Phone.

Esperamos que este artigo lhe tenha dado uma boa visão dos benefícios de usar o Whatsapp para o marketing. Para conhecer nosso trabalho, acesse o Wats GP!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp