Quatro meses. Este é o prazo dado pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para o início das obras do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) em Jacarezinho, que atenderá pacientes de 22 municípios da região e será gerido pelo Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro).
A garantia do início das obras ainda no começo de 2021 foi dada ao prefeito eleito de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD), durante reunião nesta semana em Curitiba, da qual também participou o presidente da Santa Casa de Misericórdia do Municípios, Nilton José de Souza.
A empreendimento é uma antiga reivindicação de todo Norte Pioneiro e, mais que isso, uma necessidade de centenas de pacientes que precisam buscar atendimento médico em outras regiões.
“Tanto o secretário Beto Preto quanto o governador Ratinho Júnior já falaram várias vezes que nossa região precisa parar de exportar pacientes e a construção do Centro de Especialidades será fundamental para resolver este problema”, pontua Marcelo Palhares.
“Como em todos os segmentos da gestão pública, a questão da Covid-19 acabou atrasando o início da obra, mas tenho certeza que agora esse sonho de todos nós vai se concretizar”, completa o prefeito eleito de Jacarezinho.
O projeto prevê a construção de um complexo de mais de 3 mil metros quadrados, com 25 consultórios médicos, oito consultórios odontológicos, 17 salas de exames e diagnósticos, um laboratório de próteses odontológicas, um laboratório de análises clínicas, farmácia e sala para pequenas cirurgias.
No novo espaço haverá atendimento em 20 especialidades médicas, além de exames de diagnósticos e imagens e serviço de atenção especializada nas áreas de doenças sexualmente transmissíveis.
Para sair do papel o novo complexo médico terá um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões oriundos do governo do Estado. O terreno que será usado na construção do espaço foi doado pela prefeitura de Jacarezinho.