08/12/2020 às 19h02min - Atualizada em 08/12/2020 às 19h02min

​UENP sedia 10º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação

Assessoria UENP
Divulgação
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) deu início, na terça-feira, 8 de dezembro, ao 10º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI). O evento tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e incentivar as ações de inovação, de desenvolvimento tecnológico e de empreendedorismo entre alunos e professores.

O EAITI é um evento organizado pelas universidades estaduais paranaense e esta edição é sediada pela UENP, que realiza o evento de modo virtual, devido às recomendações sanitárias relacionadas à pandemia da Covid-19. O tema central da décima edição é “O papel da universidade na formação de empreendedores” e busca discutir como o ambiente acadêmico pode incorporar e incentivar a cultura empreendedora tão disseminada nos meios sociais e requerida para a colaboração com o setor produtivo.

Na solenidade de abertura, a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou a alegria em sediar o evento e a importância do EAITI. “É uma grande honra participar da solenidade de abertura do X EAITI. Minha satisfação é ainda maior pela UENP ser a anfitriã deste evento, organizado em conjunto com nossas universidades coirmãs. O EAITI tem se fortalecido ano após ano e, nessa décima edição, se confirma como principal evento no estado para divulgação de trabalhos desenvolvidos nas universidades com vistas a incentivar ações de inovação, de desenvolvimento tecnológico e de empreendedorismo”, afirmou.

A professora Vanderléia Silva Oliveira, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, salientou a satisfação em realizar o EAITI e os desafios impostos pela pandemia. “Quero dividir com vocês a alegria e, ao mesmo tempo, a ansiedade e incertezas com que organizamos esse evento, tendo em vista o momento que vivemos, no qual nos deparamos com diversos desafios, período que nos tem colocado frente a mudanças de paradigmas, busca por criatividade e inovação, para que possamos continuar a fazer girar a vida e os afazeres do nosso cotidiano. Nosso desejo, quando assumimos a tarefa de recepcionar o EAITI 2020, era o de tê-los conosco presencialmente na UENP, conhecendo a Universidade e dividindo conosco suas experiências. Quis 2020 que tudo fosse diferente. Aqui estamos, com a intenção de poder, dentro do universo tecnológico que nos é permitido, manter essa convivência, ainda que virtual”, disse.

Também participou da cerimônia de abertura o diretor de Projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos. Na ocasião, ele destacou a importância do desenvolvimento tecnológico e da inovação. “A Fundação Araucária percebe e está muito sensível a grande importância da iniciação científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação. Na edição deste ano do Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação está sendo disponibilizado 1700 bolsas, sendo que 1100 são diretamente vinculadas às universidades estaduais do Paraná. A Fundação tem criado uma sensibilização em apoiar as ações e programas voltados ao desenvolvimento tecnológico e inovação”, destacou.

Durante a abertura do Encontro, o público pode conferir a apresentação cultural do Trio Aruanã, formado pelos músicos Fernando Caselato (viola), Fernando Nogueira (contrabaixo) e Ricardo Teles (percussão). Além disso, o público também assistiu à palestra “Da academia ao empreendedorismo: a importância da ciência para a construção de novos negócios”, com a doutora Gabriela Vieria Silva, egressa do curso de Ciências Biológicas da UENP.

O X Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação segue até quarta-feira, dia 09 de dezembro, com apresentações de trabalhos, minicursos, reuniões e premiações. Neste ano, o evento conta com a participação das Universidades Estaduais do Norte do Paraná, de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Paraná (UNESPAR).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp