MENU

14/12/2020 às 17h37min - Atualizada em 15/12/2020 às 00h01min

Vinícola na Mantiqueira incrementa opção por turismo rápido e perto da Capital

Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, de propriedade do empresário Marco Antonio Carbonari, atrai paulistanos ávidos por experiências do enoturismo e do ecoturismo em viagem de um dia

DINO
http://www.villasantamaria.com.br

A vinícola Villa Santa Maria-Vinhos Brandina tem sido uma opção bastante procurada de visita para winelovers e amantes da natureza. O espaço acaba de completar dois anos de atividades como um complexo de lazer diversificado que agrega visitas guiadas aos vinhedos, degustação, introdução enológica e experiência gastronômica. A Villa Santa Maria fica no município paulista de São Bento do Sapucaí, próximo de Campos do Jordão, a 10km do Auditório Cláudio Santoro, na divisa com o estado de Minas Gerais.

“Quando concebemos nossa propriedade e o interesse pela vitivinicultura não imaginávamos que seríamos uma referência em turismo. Estamos extremamente satisfeitos pelo resultado, mas sabemos que é preciso estar em constante aperfeiçoamento”, assinala Marco Antonio Carbonari. Dentro deste contexto, a vinícola decidiu, inclusive, investir em um heliponto para atender clientes de alto poder aquisitivo, interessados em uma viagem rápida entre grandes centros, como São Paulo, e o entorno de Campos do Jordão.

 

Portaria da Anac

No último dia 26 de outubro, por meio da portaria 2981, a Agência Nacional da Aviação Civil, concedeu aprovação ao heliponto da Villa Santa Maria. A licença de operação do aeródromo tem validade de dez anos e indica as coordenadas geográficas e os pontos de referência para os voos. "Trata-se de um investimento importante", salienta o empresário Marco Antonio Carbonari, "porque facilita o turismo de alto padrão numa região de belezas naturais, tornando a experiência do voo ainda mais rica". 

 

Pedra do Baú

O espaço da Vila Santa Maria reúne vinhos, gastronomia, turismo e lazer em visual privilegiado, com vista para a Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais visitados da região. Tudo em meio a natureza, com amplos espaços e projeto arquitetônico integrado ao meio ambiente. O complexo oferece locais para sentar e relaxar, fazer piqueniques e contemplar a paisagem. São mais de 90 hectares de vinhedos, jardins, cachoeira, gramados e lago. O espaço gastronômico recebe o nome de Bruschetteria da Villa, um restaurante de cozinha autoral, estilo contemporâneo e inspirado em pratos italianos e internacionais. O atendimento se dá nos espaços Giardino e Terrazzo.

 

Menu gastronômico

No cardápio versátil, além do menu gastronômico, o turista pode escolher entre brusquetas e tábuas de frios, harmonizadas com os vinhos Brandina, nas versões tinto, branco, rosé e espumante. Nestes tempos de forte calor, a sensação da casa é o clericot, um drink refrescante, feito com o Brandina, licores e frutas.

A Villa Santa Maria está oferecendo atendimento presencial aos visitantes, seguindo todos os protocolos de higiene e as orientações técnicas das autoridades sanitárias. O empresário Marco Antonio Carbonari lembra que o empreendimento segue rigorosamente as exigências para evitar a propagação da Covid-19. Ele destaca que o perfil de visita, inclusive, permite que o turista possa deixar sua casa de carro, chegar ao complexo de máscara ser atendido com distanciamento e voltar para a sua casa com segurança. “Tudo foi pensado para dar essa tranquilidade aos visitantes. Nosso time de colaboradores recebeu treinamentos e utiliza equipamentos de proteção, como máscaras e frontais de acrílico".

 

Vinhos de Inverno

A produção de vinhos de alta qualidade, incluindo rótulos premiados, se tornou possível depois de anos de pesquisa e investimento na Villa Santa Maria. A técnica adotada é da inversão do ciclo da uva, com a prática da dupla poda (ciclo de Inverno). A dupla poda consiste em podar a videira duas vezes, de modo a jogar a colheita para o período que vai de julho a setembro.

Como o verão brasileiro é muito chuvoso, com a colheita do fruto nessa época não se chegava a níveis de açúcar, aroma e coloração desejados. O Inverno do Sudeste é seco e ensolarado. Dessa forma, quando o ciclo foi invertido, o resultado foi conseguir maturar bem a fruta e fazer vinhos com o nível de qualidade hoje alcançado pelos Vinhos Brandina, de padrão internacional. Murilo Albuquerque Regina, um dos maiores especialistas em vinicultura do Brasil, é o orientador no projeto Brandina. Todo o processo conta com a supervisão da enóloga Isabela Peregrino.

O Brandina, inclusive, está fechando o ano de 2020, com uma série de premiações destacadas, colocando seus rótulos na seleta lista dos melhores vinhos brasileiros. Vale destacar os prêmios concedidos pela Wines of Brazil Awards 2020 para o Brandina Assemblage 2017 (rótulo preto), Brandina Assemblage 2017 (rótulo branco), Brandina Sauvignon Blanc 2019 e Brandina Chardonnay 2020. Outro certificado de excelência recebido pela vinícola foi a premiação na Decanter World Wine Awards, uma das mais prestigiadas competições do universo do vinho no mundo. O reconhecimento foi dado em 2020 ao Brandina Assemblage 2014, um dos mais queridos, desejados e apreciados do portfólio da casa.

 

Epamig  

A Villa Santa Maria cultiva e colhe as suas videiras em São Bento do Sapucaí. Seus vinhos carregam o selo de excelência da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Núcleo Tecnológico de Uva e Vinho, no município mineiro de Caldas. É para lá que as uvas da Villa Santa Maria são levadas para o processo de desenvolvimento dos vinhos finos.

 

Atendimento com reserva

A visita à vinícola ocorre apenas mediante agendamento prévio. As reservas podem ser feitas por meio da Central WhatsApp (12) 9 9649-2728. Esse sistema de pré-reserva é importante, pois permite o planejamento do atendimento ao visitante, tornando a experiência muito mais acolhedora.

A Villa Santa Maria está localizada no bairro rural do Baú, na Estrada Municipal José Theotônio da Silva, s/n. É só colocar no Google Maps para guiar o caminho. Todas as informações adicionais e mais detalhes dos serviços e do portfólio de delícias da vinícola podem ser conferidas no site www.villasantamaria.com.br e nas redes sociais Instagram (vinicolavillasantamaria) e Facebook (vinicolavillasantamaria).

 



Website: http://www.villasantamaria.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp