MENU

22/12/2020 às 16h06min - Atualizada em 23/12/2020 às 00h10min

Passe no Vestibular 2021: dicas para estudar em casa

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

O ano de 2020 foi marcado por uma crise mundial na saúde pública. Escolas precisaram fechar e adaptar-se aos moldes do Ensino a Distância (EAD). Com essa reviravolta em suas rotinas, como os estudantes podem se preparar para o vestibular? 

Pensando nisso, formulamos este texto para dar a você orientações sobre como continuar seus estudos em casa. É muito importante ressaltar que a dedicação será um fator fundamental, já que é muito fácil nos distrairmos quando não estamos em uma sala de aula. 

 

Cursos on-line

Estudar por conta própria é uma opção desafiadora, ainda mais se não houver o auxílio de professores nesse processo. Por isso, os cursos on-line surgem como uma solução para guiar você na jornada até a aprovação.

Essa alternativa permite que o estudante foque nos assuntos em que apresenta maior dificuldade ou que são mais cobrados no vestibular. Além disso, os professores responsáveis por esse material disponibilizam um conteúdo vasto e detalhado, o que contribui para o aprendizado do aluno.

Outra grande vantagem de fazer cursos on-line é que o próprio estudante decide sua rotina. Ao gerenciar o seu tempo, o aluno tem autonomia para distribuir suas horas de estudo ao longo da semana. Os materiais dos cursos on-line costumam ser muito interativos. Normalmente, contam com infográficos, slides, PDFs e muitas outras funcionalidades que agregam na fixação do conteúdo.

O Estratégia Vestibulares possui uma extensa grade de cursos elaborados de forma personalizada para cada vestibular do país. No site, você encontra cursos on-line para os principais processos seletivos, como: Enem, Fuvest e muitos outros.

 

Videoaulas

O conteúdo audiovisual sempre torna o estudo mais atrativo e interessante. Você pode encontrar videoaulas dos mais variados temas na internet, que contribuem para agregar no conhecimento dos alunos.

A vantagem das videoaulas é que essa ferramenta traz a dinâmica de uma sala de aula, porém sem interrupções e distrações. Além disso, os professores têm a opção de incrementar o material com vídeos, músicas, imagens e infográficos, o que enriquece o material e aumenta a sua demanda.

Outra possibilidade é a transmissão de aulas ao vivo. O formato de livestream tem se popularizado no Brasil e é uma forma de trazer interatividade com o público dentro do conteúdo virtual.

Além de assistir à transmissão, os alunos podem comentar e tirar dúvidas em tempo real. O YouTube tem ferramentas dentro da plataforma que auxiliam na produção e divulgação dessas lives. Outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook, também dão suporte para a transmissão de conteúdos ao vivo.

Consumir videoaulas é uma experiência diferente que vai transformar sua rotina de estudos em algo dinâmico e diversificado.

Cronograma e rotina de estudos

Não adianta ter boas ferramentas se você não tem um bom cronograma de estudos. É importante conhecer sua rotina, para adaptar as aulas e exercícios ao seu dia a dia. Além de dedicação, é preciso ter muita organização.

Para começar, identifique quais são os horários das suas tarefas obrigatórias. Assim, é possível enxergar os melhores momentos para encaixar sua rotina de estudos.

Uma alternativa é demarcar um tempo específico para cada atividade, por exemplo: de manhã, ler textos; de tarde, assistir às videoaulas; e à noite, resolver questões.

Anotar as informações no celular, ou em uma planilha, pode ajudar muito na organização. Tente deixar o seu cronograma o mais visual possível!

Não se esqueça de definir um tempo para descanso e lazer. Estudar sem parar não vai obrigar sua mente a absorver mais conteúdos. Lembre-se que é necessário espairecer e se divertir. Então, reserve momentos para sair com os amigos, ficar com a família e praticar atividades físicas. Essas oportunidades vão te dar forças para estudar novamente.

Organize seu local de estudo

Se você já organizou seus horários, está na hora de arrumar um local apropriado para os estudos. É importante ter um lugar específico para o seu cérebro se acostumar com o ambiente.

Deixe o material necessário próximo a você, desligue as notificações do celular, feche a porta para manter o silêncio e fique confortável. Essas ações contribuem para o desenvolvimento dos estudos e funcionamento do seu cronograma.

Estabeleça Metas

Por fim, estabeleça metas e comemore pequenos sucessos. Proponha desafios, como: resolver um certo número de questões até o fim do dia, aprender um conteúdo específico ou ler alguns textos.

Não se esqueça de comemorar essas pequenas conquistas, já que o esforço colocado nos estudos precisa ser reconhecido.

 

 

Já assinou um curso on-line? Procurou por videoaulas na internet? Organizou sua rotina em um cronograma? Se sim, já pode começar a estudar em casa!

Lembre-se que é preciso ter muita paciência e dedicação para conquistar uma vaga no vestibular desejado. Não desista! O estudo on-line pode parecer um desafio no começo, porém é uma experiência nova que incentiva disciplina e organização.




 

Meta description: Está com dificuldades para estudar em casa? Separamos dicas de como se organizar e montar uma rotina de estudos. Confira!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp