MENU

22/12/2020 às 10h44min - Atualizada em 25/12/2020 às 00h00min

Teste Covid-19 em casa: Como fazer?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Atualmente todos estão atentos a qualquer indício de sintomas de Coronavírus ou de contato com pessoas diagnosticadas como infectadas. A partir de qualquer uma dessas situações é necessário fazer o teste de Covid-19 em casa ou em laboratório.

Como fazer esses testes e em quais situações eles são indicados você confere agora mesmo abaixo. Continue lendo e entenda tudo sobre os testes para detecção de infecções por Coronavírus!

Quando fazer o teste?

Tanto em caso de sintomas quanto após contato com pessoas que foram diagnosticadas com o vírus que causa a Covid-19.

O diagnóstico é importante por diversos motivos e não deve ser feito apenas quando os sintomas se agravarem.

Em primeiro lugar, ele indica ao infectado a necessidade de isolamento respiratório para evitar a contaminação de outras pessoas. Também, permite que outras pessoas com quem se teve contato façam o teste.

Em terceiro lugar, tanto o paciente detectado quanto os demais que fazem o teste a partir do diagnóstico positivo do primeiro podem ter acompanhamento médico.

Por último e não menos importante o teste Covid-19 em casa ou em qualquer outro lugar permite que as autoridades do sistema de saúde possam controlar de melhor forma a doença e o nível de transmissão em que se encontra.

Portanto, fazer o teste de Covid é importante não apenas para fins pessoais, mas também para o benefício da saúde pública e do preparo dos profissionais de saúde ante às altas ou variações de infecções.

Quais são os tipos de teste de Covid-19?

Atualmente existem pelo menos 04 tipos de teste de Coronavírus. Cada um deles é indicado para um caso específico, pois existem graus de variação quanto aos sintomas (relacionado ao tamanho da carga viral) e às respostas necessárias.

Veja quais são eles e, também, quais são as possibilidades de teste Covid-19 em casa e se previna contra o vírus!

  1. Coronavírus PCR

O primeiro dos testes é o mais famoso e corresponde ao PCR. Ele é indicado para pessoas que tiverem com sintomas graves de Covid-19 por mais de 24 horas. Dentre esses sintomas estão falta de ar e perda do olfato ou paladar.

Sua realização é indicada já logo para os primeiros dias de infecção pelo vírus, não necessitando, portanto, que o vírus esteja há muitos dias no organismo do infectado para ser identificado.

É feito a partir do colhimento de secreções do nariz e da garganta com uma longa haste com algodão. Ele possui altíssima precisão e é o mais recomendado.

Aliás, é possível fazer esse teste de Covid-19 em casa em alguns casos. Alguns laboratórios já oferecem serviço para ir até o paciente, enquanto em outros locais os governos estaduais garantem esse serviço. É o caso, por exemplo, de Goiás.

O resultado do exame demanda 03 dias úteis.

  1. Teste de Coronavírus pelo antígeno

O segundo tipo de teste de Covid-19 é indicado para pessoas com sintomas moderados ou leves. Também, para quem teve contato com pessoas infectadas.

Assim como o teste acima, ele pode ser feito logo nos primeiros dias de sintomas, sendo capaz de detectar desde logo eventual infecção. Possui 93,3% de sensibilidade e precisão em relação ao PCR.

Outras coincidências que resguarda com o PCR é o fato de que a base do teste é uma secreção colhida do nariz. Igualmente, em alguns casos esse teste de Covid-19 em casa é possível.

Seu resultado, então, demanda 08 horas.

  1. Teste de anticorpos (IgC e IgM e somente para IgC)

Aqui estão, em verdade, dois testes. Um deles testa anticorpos somente do tipo IgC, enquanto o outro detecta tanto estes quanto os do tipo IgM. 

Esse teste de Covid-19 é feito a partir da coleta de sangue do paciente. Por isso, demanda que o paciente vá a um laboratório.

Ele é indicado para pessoas que tiveram sintomas de gripe prolongada. Ou seja, casos em que os sintomas eram parecidos com os de uma gripe e podem ou não ter sido Covid-19.

Portanto, esse teste é indicado para quem deseja saber se já foi infectado e se já apresenta anticorpos contra o vírus. Em relação a esses resultados cabe ressaltar que já existem casos de reinfecção do Covid-19, inclusive no Brasil.

Por isso, a imunização apontada para esse tipo de teste é indicada pelos especialistas como de pelo menos 05 meses, não havendo como indicar a continuidade após esse prazo pelos dados colhidos até o momento.

  1. Teste de saliva

Por fim, existem alguns testes recentemente lançados e usados por laboratórios particulares. Eles são feitos com amostras de saliva. Ou seja, são muito mais confortáveis do que os demais, principalmente o PCR.

Para isso a empresa envia um kit para coleta de saliva por um intermediário que leva a amostra até o laboratório. O resultado sai em até 03 horas e é tão preciso quanto os que fazem uso de haste.

Contudo, esse tipo de teste Covid-19 em casa ainda não está disponível em todo o Brasil.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp