14/05/2020 às 09h45min - Atualizada em 14/05/2020 às 09h45min

​Wenceslau Braz continua liderando casos de Covid-19 entre os municípios da 19ª Regional de Saúde

Folha Extra
Arquivo Folha Extra
Se há alguns dias o fato de Wenceslau Braz até então não ter registrado nenhum caso confirmado do novo coronavírus, de uma semana para cá essa situação mudou e três pacientes foram diagnosticados com o vírus da Covid-19 o que faz com que a cidade lidere o ranking de casos nos municípios que fazem parte da 19ª regional de Saúde de Jacarezinho.

De acordo com o último boletim publicado pela SESA (Secretária de Estado da Saúde) na tarde desta quarta-feira (13), o município brazense tem três pacientes com o novo coronavírus e uma pessoa recuperada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, estas pessoas seguem em isolamento domiciliar e suas identidades são mantidas em sigilo.

O boletim da Sesa ainda traz casos confirmados da doença em Figueira (1), Ibaiti (2), Jacarezinho (1), Quatiguá (2), Santana do Itararé (1), Santo Antônio da Platina (1), São José da Boa Vista (1) e Siqueira Campos (1). Além dos casos confirmados, o boletim também aponta os números de recuperados sendo Figueira (1), Ibaiti (2), Quatiguá (1), Santana do Itararé (1) e Wenceslau Braz (1).

Apesar de fazer parte da região do Norte Pioneiro, a Saúde de Ribeirão do Pinhal responde a 18ª Regional de Saúde. Com isso, o município é o que mais tem casos de Covid-19 na região, sendo ao todo 12 casos confirmados e outros 57 em monitoramento de acordo com informações da Secretária Municipal de Saúde, porém, tratando-se da 19ª regional Wenceslau Braz encabeça a lista de pacientes.

Reabertura do Comércio

Em um momento de distanciamento social e isolamento domiciliar, um dos assuntos mais polêmicos das últimas semanas tem sido a reabertura ou fechamento do comércio considerado não essencial.

Em Cambará, por exemplo, a Justiça acabou o pedido do Ministério Público e determinou a suspensão do decreto municipal que autorizava a reabertura das lojas. Com a decisão, apenas supermercados, farmácias e postos de combustíveis podem permanecer com suas atividades. A decisão foi expedida na tarde desta terça-feira (12).

Por outro lado, municípios como Jaguariaíva e Arapoti conseguiram o direito de reabrir as lojas e adotaram medidas para que a decisão não afetasse a saúde da população. Com isso, até o presente momento, as duas cidades não registram casos de Covid-19. Em Wenceslau Braz e Santo Antônio da Platina, cidades que juntas contabilizam quatro casos da doença, ações realizadas entre a união de autoridades possibilitaram que as lojas fossem reabertas com medidas de proteção e prevenção a disseminação da doença.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp