MENU

04/01/2021 às 11h05min - Atualizada em 05/01/2021 às 00h20min

DELF e DALF: Conheça os principais exames para avaliar o seu francês

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Existem diversos testes que são estabelecidos para compreender a destreza de uma pessoa e seus conhecimentos em uma língua estrangeira. Em relação à língua francesa, os principais são o DELF e DALF, que são emitidos pelo estado francês.

Eles exigem uma série de conhecimentos do candidato. Ao mesmo tempo, cada um deles é composto por mais de um tipo de certificado e, portanto, pode avaliar diversos níveis de conhecimento.

Se você é um aluno do idioma ou pretende fazer um curso de francês é importante conhecer quais são esses testes para fazer a escolha mais acertada para você! Assim, continue lendo e veja, abaixo, informações importantes sobre cada um dos exames!

DELF e DALF: Conheça os exames do idioma francês

Conforme brevemente citado, esses dois tipos de exames são aplicados pelo próprio estado francês. Ou seja, ele possui desenvolvimento oficial e público, o que ressalta ainda mais a importância deles.

Além disso, os resultados obtidos são vitalícios. Ou seja, caso você nunca mais faça qualquer um desses exames, terá para sempre o diploma que atesta seu nível anteriormente comprovado, independentemente da data em que isso ocorreu.

Porém, é claro que o candidato sempre pode refazer provas (caso não aprovado nas anteriores) e se arriscar naquelas de níveis mais avançados.

Além disso, DELF e DALF possuem outras semelhanças. Por exemplo, diferentemente de outros exames de proficiência, eles exigem que o candidato ao teste escolha qual o nível de francês em que ele deseja comprovar o conhecimento.

Os demais exames costumam classificar o candidato após a prova; tanto na DELF quanto na DALF, por outro lado, o candidato é obrigado a escolher um dos níveis. Assim, se ele não atingir a nota suficiente não receberá qualquer certificação.

Por fim, a última semelhança entre DELF e DALF é que, por possuírem mais de um nível, o candidato pode realizar vários testes para certificar o conhecimento avançado ou o avanço da própria proficiência.

Porém, tem-se que a ausência da certificação dos níveis mais baixos não impede o candidato de realizar os mais altos. Ou seja, aqui não se passa de nível de forma progressiva e a escolha por isso depende do candidato.

Agora, então, confira quais são as principais características dos exames e acerte na escolha do curso de francês em São Paulo que lhe ofereça os conhecimentos necessários para obter as certificações.

  1. DELF

DELF é a sigla para Diplôme d’Études en Langue Française). Esse teste é composto por 04 níveis. Enquanto os dois primeiros são o A1 e A2, os dois últimos correspondem ao B1 e B2.

Os tempos de provas são divididos assim:

  • A1: 1 h 20 min;
  • A2: 1 h 40 min;
  • B1: 1 h 45 min;
  • B2: 2 h 30 min;

Além disso, são necessários os conhecimentos de compreensão oral e compreensão escrita, bem como de produção oral e de produção escrita.

  1. DALF

Conforme já apontamos, o DELF e DALF são muito semelhantes. Isso porque são divididos em níveis, exigem que o candidato escolha o nível testado e, ainda, possui certificação emitida pelo próprio estado francês.

É por isso que o Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF) é tão importante quanto o DELF. Aliás, ele é ainda mais crucial, uma vez que é ele quem certifica os mais altos níveis de destreza de um estrangeiro na França.

Aqui, então, existem dois tipos de DALF C1 e DALF C2. Novamente é preciso demonstrar conhecimento de compreensão oral e escrita, bem como de escrita e fala.

Em cada competência, bem como no exame anterior, o aluno deve somar ao menos 05 pontos para que seja aprovado. Portanto, zerar qualquer uma das provas ou não alcançar a média em apenas uma delas já impede o candidato de obter o DELF e DALF.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp