MENU

17/05/2019 às 16h35min - Atualizada em 10/01/2021 às 00h00min

Saiba mais sobre algumas curiosidades do Golfe

Uma partida em um campo com 18 buracos dura em torno de quatro horas e os participantes percorrem cerca de quatro quilômetros.

DINO
https://www.santamonica.rec.br/esportes/golfe/

Quando pensamos em um esporte praticado com bola, a primeira ideia que vem a nossa cabeça é o futebol, claro! Depois vem o Vôlei, o Basquete, o Handebol... Até o boliche.

Mas, por que não o Golfe? Será que a imagem de esporte elitista ainda atrapalha o aumento de adeptos? E o investimento para sua prática realmente é proibitivo para um número maior de praticantes?

Neste artigo vamos falar sobre a história do esporte, pontuações e curiosidades para elucidar ainda mais os que já o praticam e o acompanham e para aqueles que desejam conhecer um pouco mais.

A ORIGEM

Existe certa controvérsia a respeito do local no qual o Golfe surgiu. Porém, há quase um consenso geral que foi a partir de um esporte romano da era medieval chamado Paganica. Primeiramente, batia-se com um pau torto em uma bola de couro recheada com penas ou lã. Já o Golfe, em sua versão atual, ganhou seus contornos na Escócia. As regras atuais, por exemplo, foram estabelecidas no ano de 1744, em Edimburgo.

A PONTUAÇÃO

Par é o nome que se dá para a quantidade de tacadas que um jogador executa até que a bolinha atinja o buraco especificado. A quantidade de pares varia conforme a distância que o jogador se encontra do mesmo. Cada pontuação recebe um nome diferente, como iremos explicar abaixo:

- Condor: Pontuação conseguida quando o jogador atinge o buraco com quatro tacadas a menos do que o par;
- Albatross: Quando o jogador atinge o buraco com três tacadas a menos do que o par;
- Eagle: Quando o jogador atinge o buraco com duas tacadas a menos do que o par;
- Par: Quando o jogador atinge o buraco com exatamente o mesmo número de tacadas que o par;
- Bogey: Quando o jogador atinge o buraco com uma tacada a mais do que o par;
- Double Bogey: Quando o jogador atinge o buraco com duas tacadas a mais do que o par;
- Triple Bogey: Quando o jogador atinge o buraco com três tacadas a mais do que o par:
- Quadruple Bogey: Quando o jogador atinge o buraco com quatro tacadas a mais do que o par.

AS CURIOSIDADES

- Prova de que o Golfe não é elitista: Nos EUA, os campos públicos estão aumentando enquanto que os particulares diminuindo. Há quase 27 milhões de praticantes e, desses, cinco milhões de operários e quase três milhões de aposentados. Basta que a pessoa interessada ligue para o campo e marque o horário e data em que deseja jogar;
- Um campo de golfe pode ter de 9 a 18 buracos;
- O buraco mede 10,8 centímetros de diâmetro e 10 centímetros de profundidade;
- Uma partida em um campo com 18 buracos dura em torno de quatro horas e os participantes percorrem cerca de quatro quilômetros;
- Uma das jogadas mais clássicas do golfe é o "hole in one", quando o jogador consegue acertar o buraco com apenas uma tacada;
- A primeira pessoa a consegui-lo foi uma mulher: Laura Cox;
- O Caddie é uma figura muito peculiar no golfe. Sua função é carregar os tacos dos competidores, ajuda-los na escolha dos mesmos e auxiliar quanto a aspectos técnicos do buraco. Não são muito comuns em Portugal;
- The Royal and Ancient Club of St. Andrews é a entidade responsável pelo esporte no mundo.

E se você é adepto ou se interessou pelo esporte, poderá praticá-lo no Santa Mônica Clube de Campo, que conta um campo padrão oficial de 18 buracos para a prática do esporte, com uma infraestrutura completa, com aulas para crianças e adultos.

No Santa Mônica Clube de Campo é possível praticar Golfe, além de diversas outras modalidades. Com uma estrutura de mais de 72 alqueires de área verde, o Clube oferece aos associados atividades culturais, sociais e esportivas.

Saiba mais aqui https://www.santamonica.rec.br/esportes/golfe/



Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/golfe/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp