19/01/2021 às 17h56min - Atualizada em 19/01/2021 às 17h56min

Dr. Emmanuel é o primeiro a ser vacinado contra Covid-19 no Norte Pioneiro

Médico atua profissionalmente em Jacarezinho desde 1961

Jivago França - PortalJNN
Divulgação / Whatsapp
O médico Emmanuel Gonçalves Vieira, 90 anos, ou simplesmente Dr. Emmanuel como é conhecido em Jacarezinho, foi a primeira pessoa do Norte Pioneiro a ser vacinada contra o novo coronavírus (Covid-19). A vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan foi aplicada na tarde desta terça-feira (19), pouco depois de chegar na cidade.

As vacinas foram transportadas de Curitiba até Londrina em aviões do estado. De Londrina, com escolta de equipes da Polícia Militar do 2º Batalhão, as doses chegaram até a farmácia da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. Após receber as doses, a equipe da secretaria de saúde de Jacarezinho já deu início a imunização na Santa Casa de Misericórdia com o médico que atua profissionalmente no município desde 1961.

A aplicação seguiu os protocolos do Ministério da Saúde. Na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, pulação indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus, conforme o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Segundo o estado a previsão é que 3400 doses foram entregues para a 19ª Regional de Jacarezinho.

Estado

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp