MENU

27/01/2021 às 19h32min - Atualizada em 27/01/2021 às 19h32min

​Aplicativo Saúde Online Paraná oferece teleconsulta a pacientes com Covid-19

Assessoria UENP
Assessoria UENP
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em conjunto com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenam o Aplicativo Saúde Online Paraná, lançado em novembro de 2020 pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A plataforma de telessaúde é uma inovação tecnológica utilizada como medida de prevenção e combate à Covid-19 e seus efeitos psicológicos.

Através do aplicativo, os usuários podem acessar informações oficiais sobre a Covid-19 e receber atendimento de profissionais da saúde, tanto para orientações relacionadas ao novo coronavírus, quanto para outras doenças. A plataforma permite que a pessoa faça a triagem para a Covid-19, agendamento médico, receba prescrição de exames e diagnósticos para outras doenças.

Para utilizar o Saúde Online PR, basta fazer o download na loja de aplicativos do celular (disponível no Google Play e App Store) e cadastrar-se.

Segundo o vice-coordenador do projeto, professor Cristiano Tashima, da UENP, até o momento foram realizados 1192 atendimentos médicos pelos profissionais. “A plataforma tem por objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, bem como assegurar uma maior proteção aos paranaenses. Para dar maior flexibilidade aos usuários, os atendimentos ocorrem todos os dias da semana, além do horário comercial, incluindo períodos noturnos e finais de semana”, destaca.

O Saúde Online PR tem uma equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, composta por sete médicos bolsistas, dez enfermeiros profissionais, nove alunos dos cursos de medicina e enfermagem, sete docentes enfermeiros das Instituições Estaduais de Ensino Superior e o apoio de três psicólogos bolsista e dez psicólogos voluntários.

Aplicativo Saúde Online Paraná
A plataforma utiliza o sistema de Inteligência Artificial (IA), conectando pacientes e profissionais da Saúde, de forma personalizada e eficiente. O aplicativo utiliza recursos de IA para identificar mais de 750 condições físicas e mentais.

Após o cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando qual tipo de avaliação ele necessita (Suspeita de Covid-19; Retorno de Covid-19 positivo; Contato com Covid-19 positivo; Acolhimento psicológico; e Outras Suspeitas). O aplicativo permite ainda que a pessoa identifique se faz parte, como aluno, colaborador terceirizado ou servidor, de alguma Instituição Estadual de Ensino Superior. Os cidadãos cadastrados podem ainda incluir familiares que não possuem dispositivos móveis com acesso à Internet.

De acordo com o resultado da triagem, a pessoa pode ser encaminhada a uma unidade de pronto atendimento ou realizar a consulta remota com os médicos da plataforma. Se o paciente procura por acolhimento psicológico, também será disponibilizado o agendamento pelo próprio aplicativo. No agendamento da consulta, é possível verificar o currículo do profissional de saúde e a disponibilidade de horários.

Os atendimentos são realizados pelo próprio aplicativo, por meio de teleconsulta. No horário marcado, o paciente recebe uma notificação quando o profissional estiver disponível para iniciar o atendimento. Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os médicos que atuam no teleatendimento têm acesso ao histórico completo de consultas realizadas pelos pacientes, agilizando os diagnósticos e prognósticos.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp