28/01/2021 às 12h05min - Atualizada em 28/01/2021 às 12h05min

Abandono do ginásio é reflexo fiel do cenário esportivo de Jacarezinho

Fotos da limpeza do espaço viralizaram nas redes sociais; estádio também tem cenário de abandono

Tribuna do Vale
Divulgação
Município polo universitário que forma dezenas de profissionais da Educação Física todo ano e que já teve uma equipe de futebol profissional vice campeão paranaense, além de possuir duas das praças esportivas com, talvez, os maiores potenciais na região. O contexto favorável, contudo, em nada condiz com a realidade esporte de Jacarezinho, que vive um cenário de total abandono há vários anos.

As fotos da limpeza do Ginásio de Esportes Prefeito Cássio Arantes Pereira viralizaram nas redes sociais nesta semana. As imagens mostram um local completamente abandonado, repleto de sujeira e entulho, que há muito tempo não é utilizado. Infelizmente este é o retrato do esporte em Jacarezinho, que deixou de ter competições, projetos ou iniciativas públicas que visem a prática esportiva. Reforça a ideia de ostracismo do segmento o fato do Estádio Pedro Vilela também viver situação parecida, após ter as arquibancadas interditadas por risco de desabamento. Vestiários e outras dependências foram vandalizadas e o cenário é de tristeza por ver mais um bem público se deteriorando sem os devidos cuidados.Tanto a situação do ginásio de esportes quanto do estádio já foram temas de reportagens da Tribuna do Vale no ano passado após seguidas – e justas – reclamações de moradores, que cobravam da prefeitura soluções ou ao menos satisfação pela falta de zelo com o patrimônio público.

O ginásio de esportes, para se ter ideia, é um dos maiores em todo interior do Estado, com capacidade para cerca de 7 mil pessoas. Entretanto, uma reforma não acabada que teve início em 2018 acabou por inutilizar a praça esportiva. Mesmo com uma emenda parlamentar de mais de R$ 500 mil, a obra não foi finalizada e, para piorar, deixou o local com total aspecto de abandono. Em abril de 2019 a secretaria de Educação, responsável pelo ginásio, informou que a reforma acabaria em poucos meses. Em novembro do mesmo ano, após cobrança da câmara de vereadores, a prefeitura garantiu a conclusão para fevereiro de 2020 – o que, como mostram as fotos, não aconteceu até hoje. 

A prefeitura de Jacarezinho afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que está tomando ciência de cada uma das situações, mas que pretende solucionar esses problemas.

“A atual gestão, que teve início neste mês de janeiro, está se inteirando dos detalhes dos problemas que existem para buscar soluções. O Ginásio de Esportes Prefeito Cássio Arante Pereira e o Estádio Pedro Vilela são patrimônios públicos com forte potencial para sediar projetos esportivos e de lazer. A ideia é buscar recursos para a médio prazo ambas as praças esportivas estarem à disposição da população e, consequentemente, poderem sediar eventos e práticas esportivas diversas, que serão amplamente incentivados pelo municípío”, diz a nota enviada à Tribuna do Vale.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp