MENU

29/01/2021 às 17h09min - Atualizada em 30/01/2021 às 00h00min

Canal Vim te Mostrar aborda a história da Mãe de Gilda de Ogum

Mãe de Santo sofreu ataques e morreu após a publicação da sua foto como "macumbeira" em um jornal; sua trajetória culminou na criação da Lei 11635/2007, que instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

SALA DA NOTÍCIA Grupo Balo

Após apresentar casos tristes e desconcertantes de preconceito e desrespeito à fé alheia e tentar desmistificar algumas palavras do universo das religiões afro-brasileiras, o Canal Vim te Mostrar encerra a série de vídeos com o terceiro episódio. Na postagem mais recente, o jornalista Heberton Lopes conta parte da história da Mãe Gilda, Mãe de Santo que é considerada símbolo na luta contra a intolerância religiosa, e como foi criada a lei 11635, que institui um dia para lembrar que é necessário respeitar as diferenças de crenças.

Para Heberton Lopes, a série de vídeos teve como resultado muitos feedbacks positivos e a perda de alguns seguidores nas redes sociais. “Estou muito feliz pela repercussão e feedbacks, tanto dos colegas jornalistas, quanto do público geral. Mas, como não é possível agradar todo mundo, percebi uma queda no número de seguidores no meu Instagram pessoal após a publicação dos conteúdos produzidos sobre preconceito e intolerância religiosa”, conta.

No vídeo, Heberton Lopes relata um dos casos de preconceito e intolerância religiosa mais famosos do Brasil, ocorrido em 1999 na cidade de Salvador, capital da Bahia. “Falei sobre aquela situação em que uma Mãe de Santo, a Mãe Gilda de Ogum, teve sua foto publicada no jornal Folha Universal e taxada como uma macumbeira que lesa clientes. O resultado disso foi a depredação do seu terreiro, agressão física, infarto e morte. O mais impressionante é que mesmo após a sua morte e a instituição de uma lei que dedica um dia para lembrar a luta contra o preconceito religioso, os ataques continuaram contra a memória da líder religiosa”, explica.

Assista agora ao vídeo: https://youtu.be/o4gc__ggRJQ.

Para assistir aos vídeos do canal Vim te Mostrar, acesse www.youtube.com/vimtemostrar

Curta o @vimtemostrar no Facebook: www.facebook.com/vimtemostrar 


Siga o @vimtemostrar no Instagram: www.instagram.com/vimtemostrar

As sugestões de pautas podem ser enviadas nos comentários dos vídeos ou pelo e-mail contato@grupobalo.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp