25/05/2020 às 11h56min - Atualizada em 25/05/2020 às 11h56min

​UENP assina Protocolo de Intenções com a UNIFIO

Assessoria
Assessoria

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) assinou na quarta-feira, 20, Protocolo de Intenções com o Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos. O ato tem por objetivo regular a cooperação técnico-científica entre as duas Instituições nas áreas de atuação e interesses comuns. A primeira ação já em desenvolvimento por meio da parceria é a criação de um ventilador mecânico pulmonar para hospitais, equipamento que deverá contribuir para suprir demanda do mercado pela atual crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

Assinado pela reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan; pelo reitor da UNIFIO, Murilo Angeli Dias dos Santos, e pelo pró-reitor Administrativo da UNIFIO, Valdeir Rejanildo Vidrik, além das testemunhas, a pró-reitora da Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Vanderleia Oliveira; e pelo mantenedor da UNIFIO, Roque Quagliato, o documento formaliza, regula e destaca disposições sobre futuras celebrações de convênios e acordos de cooperação para projetos conjuntos.

A reitora da UENP, Fátima Padoan, acentua a importância do Protocolo para o desenvolvimento de cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre as Instituições. “Com a celebração desse Protocolo de Intenções, respeitadas as legislações específicas de cada IES, damos passo importante para criar oportunidades de crescimento conjunto por meio do desenvolvimento científico e tecnológico. Esse ato formaliza atividades a serem desenvolvidas por professores da UENP e UNIFIO, como o trabalho que já vem sendo realizado por pesquisadores das duas Instituições para o desenvolvimento de um ventilador mecânico para hospitais”, disse a reitora.

Para o reitor da UNIFIO, Murilo Angeli, cada vez mais a interdependência e interconectividade entre pessoas e países é necessária e evidente. De acordo com o reitor, no meio acadêmico, porém, as parcerias e conexões caminham em menor velocidade pois há uma ideia equivocada de competição em vez de união de esforços. “Uma instituição, sozinha, consegue entregar muitos resultados para a sociedade em que está inserida mas quando se une a outras instituições essa entrega ganha muito. Em qualidade e em velocidade", disse Murilo.

"UENP e UNIFIO têm características muito semelhantes na medida em que valorizam a pesquisa e os professores. Temos inclusive diversos professores que lecionam em ambas as instituições e desenvolvem pesquisas em conjunto. A assinatura desse Protocolo de Intenções só vem a formalizar uma parceria que sempre existiu entre nós", destaca o reitor da UNIFIO.

Após a assinatura, os participantes realizam visita ao Centro Universitário e conheceram dois dos professores que trabalham para o desenvolvimento do ventilador mecânico pulmonar. Participaram também da assinatura e visita ao campus da UNIFIO o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Galindo; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak e o assessor Jurídico da UENP, Fernando Brito.  

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp