25/02/2021 às 17h39min - Atualizada em 25/02/2021 às 17h39min

Dia Municipal da Esclerose Múltipla é Lei em Jacarezinho

Marcos Junior
Marcos Junior
O dia 30 de agosto é considerado o “Dia Municipal da Esclerose Múltipla” em Jacarezinho. O projeto do vereador Nilton Stein (PT) virou a Lei 3.777/2020 e que garante atendimento e vagas de estacionamento preferenciais aos respectivos portadores.  

O vereador lembrou a importância do projeto durante recente conversa com o Blog do Marcos Junior. A Lei tem como objetivo maior garantir aos portadores mais direitos dentro da municipalidade, direitos como: atendimento preferencial e vaga em estacionamento preferencial. 

Garante também que no mês de agosto possa ser feito um trabalho de conscientização, sendo: palestras, debates, aulas e seminários que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença. 

Esclerose Múltipla 

A Esclerose Múltipla (E.M.) é uma doença crônica autoimune não contagiosa do sistema nervoso central (SNC), que afeta a bainha de mielina, capa de gordura que reveste o neurônio, mais especificamente o axônio. Muito pelo contrário do que se pensa, sua maior incidência está em pessoas jovens, na faixa etária entre 20 e 40 anos podendo deixar sequelas para uma vida toda, fazendo com que a pessoa adquira uma deficiência física que não tenha nascido junto com ela. 

Seu Diagnóstico é feito pelo neurologista através de uma série de exames, após a pessoa apresentar um surto (crise), sendo o mais importante a ressonância magnética, onde se constatam as lesões nos neurônios. 

Não existe prevenção para a EM, no entanto, o diagnóstico precoce, juntamente ao tratamento adequado e atividade física, faz com que o paciente portador leve sua vida normalmente, dentro das suas possibilidades e limitações. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp