MENU

02/03/2021 às 18h10min - Atualizada em 04/03/2021 às 00h00min

6 dicas para preparar um bom café

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Hmmm, não há nada como começar um dia chuvoso com uma boa xícara de café. Ou um dia nublado também. Ou um dia sem temperatura definida. Ou pode até mesmo nem ser começar o dia, pode ser no meio da tarde, depois do almoço. Enfim, nada como uma boa xícara de café, não é mesmo? Essa é uma das bebidas favoritas dos brasileiros (80% da população consome).

Isso faz com que sejamos os maiores produtores de café do planeta, mas também os maiores consumidores em termos totais.
Em termos per capita, essa honra é da Finlândia. Tanto amor assim pelo café faz com que todo mundo tenha orgulho da própria técnica de preparo da bebida, mas é verdade que nem todo mundo manda bem no assunto. Se é o seu caso, prepare-se pois temos algumas dicas para preparar um bom café.


Essas dicas foram passadas por quem realmente entende do assunto: a We Coffee. Trata-se de um dos cafés mais populares do bairro da Liberdade, em São Paulo, focado em produzir pratos e bebidas que são não só extremamente saborosos, como também muito bonitos visualmente. É um dos primeiros cafés instagramáveis do Brasil: você vai lá para comer, mas também para tirar fotos, colocar no Instagram e mostrar aquelas belezas para seus amigos. Conheça o site da We Coffee e saiba mais sobre!

Enquanto isso, aproveite e siga a leitura para ver 6 excelentes dicas para preparar um bom café!

6 dicas para preparar um bom café

1. Entenda os diferentes tipos de café

Existem vários tipos diferentes de grãos de café, isso você provavelmente já sabe. No entanto, você sabia que cada tipo de grão pede um preparo diferente? Por isso, é importante conhecer cada detalhe para não fazer a bebida do jeito errado. Veja abaixo os tipos mais populares:
  • Arábica: é o grão mais famoso do mundo. Ele teve origem na Etiópia e é produzido em altas altitudes. Quanto mais alta estiver a lavoura, melhor a qualidade do grão. Por isso, é normal produzir o café a mais de 1.000 metros de altura para ter melhor qualidade. Ele tem 50% menos cafeína que outros grãos, mas é um pouco mais doce que o normal (não precisando de tanto açúcar ou adoçante, por exemplo);
  • Bourbon: É, possivelmente, o grão mais consumido do mundo. Ele é muito popular fora do país, especialmente por ter um gosto mais achocolatado, com aroma bem forte e uma acidez mais moderada. Ele também tem algumas notas de caramelo, o que faz com que seja um sabor leve e adocicado (tem também menos cafeína que outros grãos);
  • Kona: oriundo do Havaí e criado em solo vulcânico, é um café bem exótico e saboroso;
  • Catuaí: naturalmente doce, é um café com muita complexidade de sabor. É muito produzido no Brasil;
  • Acaiá: também muito plantado no Brasil, é um café de sabor suave e frutado, com acidez média;
  • Robusta: é um café de grão maior, com grande concentração de cafeína e gera um sabor mais amargo.

2. Prefira café moído na hora

Um grão de café moído na hora gera uma bebida com sabor e com aroma mais intensos. Portanto, vale a pena ter um moedor caseiro e comprar os grãos para poder fazer uma bebida mais gostosa. É claro que é importante entender que fazer o café com o grão moído é diferente de fazer com o pó, mas dominando essas diferenças você conseguirá produzir excelentes bebidas.

3. Se for usar pó, escolha um de boa qualidade

Caso não consiga mesmo o café moído, terá de ser com o de pó e, nesse caso, é importante escolher um bom produto. Prefira um com embalagem a vácuo, pois esses têm melhor sabor e aroma. Também escolha um tipo de pó que tenha a ver com suas preferências, já que eles podem variar muito de sabor.

4. Cuidado com o filtro do café

Muitas pessoas usam filtro de pano achando que ele produz uma bebida melhor. Essa é uma percepção falsa, já que o filtro de café tem as mesmas características do de pano com a diferença de ser usado uma vez e depois descartado, sendo mais higiênico.

5. Atenção com a qualidade da água

A qualidade da água, sim, afeta o sabor do café. Água da torneira pode gerar uma bebida ruim por causa da qualidade da água, que não é das melhores. Por isso, prefira água filtrada ou mineral.

6. Não exagere na proporção

Por fim, tome cuidado com a proporção de água e café na bebida. Muita gente coloca muito café e pouca água, gerando uma bebida muito amarga. Outros colocam muita água e pouco café, fazendo uma bebida fraca. O ideal é de 5 a 6 colheres de sopa por litro de água. No entanto, dependendo do modelo do café, seu grão e mais, pode ser necessário usar mais ou menos de cada um. Veja as instruções na embalagem e faça testes para saber a melhor proporção.

Pronto! Essas são 6 excelentes dicas para preparar um bom café. Com elas, você não errará mais na hora de fazer a sua bebida favorita e, aos poucos, poderá até ousar e experimentar novas receitas. Por exemplo, que tal passar um café gostoso e usá-lo como ingrediente para fazer um bom molho para carne? Ou então, que tal colocar chantilly nesse café ou outro acompanhamento? O céu é o limite!
Gostou das dicas? Então compartilhe-as nas suas redes sociais, marque alguns amigos e combine de tomarem um café com pão de queijo em breve!

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp