MENU

04/03/2021 às 17h43min - Atualizada em 05/03/2021 às 00h00min

Ikigai: como empreendedores estão usando para definir o propósito da empresa

Saber o que é ikigai é importante para dar propósito e direcionamento da empresa, trabalhando em prol de cumprir com os objetivos pelos quais ela foi fundada.

DINO
https://www.gowork.com.br/

Os propósitos e missões de uma empresa são, essencialmente, a razão de existir daquele negócio. Acima dos produtos e serviços oferecidos, o significado da marca, valores sociais e a origem dizem bastante sobre o nível de confiança que se pode ter na empresa.

Do ponto de vista da organização interna, é preciso adotar um modelo de gestão que mantenha todos os colaboradores incluídos no projeto. Com cada um exercendo um papel na equipe e tendo um propósito de missão, o grupo acaba crescendo junto.

Sendo assim, uma das formas de colocar a organização corporativa em prática é com o Ikigai. A técnica que tem como origem a filosofia japonesa se forma a partir de 4 mandalas, que determinam os valores da corporação.
Portanto, a seguir é possível entender como o Ikigai é trabalhado dentro da GoWork e quais são os benefícios que esse método traz para a atuação da equipe, seja internamente ou externamente.

O que é Ikigai

Como já foi mencionado, a Filosofia Ikigai é uma cultura oriental, cultivada principalmente no Japão. Conforme ensina a técnica, existem 4 mandalas essenciais, que são:

"O que o mundo precisa, aquilo que você é pago pra fazer, aquilo que você é bom e aquilo que você ama."

A partir do equilíbrio entre estes quatro conceitos surge a missão, a paixão, a profissão e a vocação de cada indivíduo ou equipe. Ao centro de todos estes conceitos estão a referência e o ponto ideal da filosofia Ikigai.
Com todo esse processo de conhecimento e avaliação realizado, o principal objetivo é fazer uma reflexão de autoconhecimento e a partir disso obter informações que podem ser valiosas para o crescimento pessoal e profissional.

Ademais, a técnica tem grande êxito no mundo corporativo justamente por estes alinhamentos filosóficos e conceituais. Isso porque, a partir da implementação do Ikigai, todos devem seguir os mesmos valores e objetivos.

Principais benefícios de implementar o Ikigai

Tendo todos estes conceitos e técnicas envolvidas, o Ikigai pode gerar diversos benefícios em um ambiente corporativo. Certamente o principal destes benefícios é a relação interpessoal dos funcionários. A criação de um ambiente profissional estável e seguro faz com que os colaboradores se sintam mais confortáveis e desempenhem melhor seus papéis.

Além disso, a equipe mais focada e harmoniosa nas suas relações também contribui na gestão empresarial. Não ter problemas de gestão humana significa economia de tempo, o qual pode ser usado em soluções inovadoras para a operação de negócios.

Além disso, a construção do Ikigai, conforme poderá ser vista mais adiante, deve ser feita de forma coletiva. Desse modo, as definições das mandalas são concebidas a partir de um trabalho em conjunto, em que os grupos colocam suas ideias e propósitos em perspectiva. Isso também é algo que fortalece o coletivo.

Abaixo estão os principais benefícios de implementar o Ikigai na empresa:
Engajamento de colaboradores;
Contextualiza sobre os princípios e valores da empresa;
Resgata e valoriza a história da GoWork no mercado;
Muda a forma de enxergar funcionários, clientes, consumidores e todos os envolvidos nos negócios;
Aplica o autoconhecimento e ajuda na valorização das características singulares de cada colaborador.

Implementando o Ikigai na corporação

A partir de todo o conhecimento do Ikigai, suas características e benefícios, pode-se pensar na implementação da técnica na empresa.

Esta implementação começa pela avaliação dos gestores em relação às demandas e melhorias que precisam ser feitas. Por mais que a mudança deva ser feita em coletivo, são os mandatários da empresa que têm o real poder de decisão.

Sendo assim, a implementação do Ikigai também passa pela liderança pelo exemplo, em que os líderes de equipe puxam a fila de mudanças na postura e atitudes dentro da equipe. A partir disso, terá melhor respaldo para colocar as mudanças previstas.

Entretanto, oferecer canais de comunicação direta e estar aberto a sugestões e críticas, tanto de clientes como de colaboradores, será uma etapa de correções de rumo. Através da percepção dos demais integrantes, é possível encontrar as melhores opções de gestão.

Abaixo está explicado como implementar o Ikigai:
Liderar pelo exemplo, comprometendo-se igualmente com a ideia;
Manter comunicação constante;
Fortalecer o pensamento de unidade da equipe;
Avaliar os indicadores de desempenho e resultados da empresa;
Estar sempre aberto às críticas e sugestões dos clientes.

A técnica Ikigai na GoWork

A GoWork em todo o período de atuação no mercado sempre busca por novas formas de implementar os melhores resultados e oferecer os melhores serviços. Desse modo, o Ikigai foi trazido para dentro da empresa como uma forma de otimizar a atuação e melhorar as relações com clientes e colaboradores.

O processo de implementação da técnica na GoWork iniciou com dois grupos com quatro integrantes, que formaram equipes multidisciplinares para obter os mandalas. Após isso, foi formulada uma frase em conjunto, que exemplifica o propósito da empresa, a partir do Ikigai:

"Impactar e facilitar o empreendedorismo brasileiro gerando oportunidades em ambiente inovadores, eficientes e conectivos".

Com esse pensamento criado e compartilhado por todos, o objetivo da empresa é engajar os funcionários sobre as operações da GoWork, as oportunidades geradas e as diretrizes de gestão.

Desse modo, todos os colaboradores saberão a melhor forma de abordar os clientes, quando interagir com eles, tendo em vista que não é apenas uma locação de espaço comercial, mas também uma ideia de crescimento da empresa.



Website: https://www.gowork.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp