MENU

10/03/2021 às 19h36min - Atualizada em 10/03/2021 às 19h36min

​Café paranaense se destaca pela qualidade

CBN Curitiba
https://cbncuritiba.com/cafe-paranaense-se-destaca-pela-qualidade/
Freepik
A cultura intensiva e extensiva do café no Paraná começou no início do século vinte e chegou a uma área plantada de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados.

A cafeicultura impulsionou o desenvolvimento regional, com movimento de colonização entre as décadas de 1930 a 1950, pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, o que deu início a um dos maiores movimentos de migração interna, com a vinda de brasileiros de diversos estados e de estrangeiros ao Paraná.

Este movimento deu origem a cidades como Jacarezinho, Cambará, Londrina, Maringá, Arapongas, Apucarana, Cianorte, Rolândia e Cornélio Procópio. Nos anos 60 a lavoura cafeeira era a principal do estado, representando 60% de toda a produção agrícola do Paraná.

O cultivo perdeu força, no entanto, após 1975, quando a geada negra devastou as lavouras de todo o estado. Hoje, o Paraná mantém o seu protagonismo no setor, estando entre os principais produtores de café do país, mas é reconhecido principalmente, pela qualidade dos grãos cultivados aqui, especialmente nas regiões noroeste e do norte pioneiro.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp