MENU

11/03/2021 às 16h11min - Atualizada em 11/03/2021 às 16h11min

​Descubra como evitar prejuízos com o conversor catalítico do seu carro

Assessoria
O conversor catalítico, também conhecido como catalisador, é a peça do carro que lida com a conversão dos gases tóxicos produzidos pela combustão do motor em água, dióxido de carbono e nitrogênio sem danos diretos à saúde e nem ao meio ambiente.

Esse componente é formado por um elemento cerâmico revestido com um metal ativo (como a alumina), e atua purificando uma parte importante das emissões por meio de reações químicas que são ativadas pelo calor do próprio gás de exaustão.

Trata-se de uma peça com potencial de grande vida útil, mas que, sem manutenção suficiente, pode perder eficiência muito cedo e gerar prejuízos bastante onerosos.

Além de causar problemas no funcionamento do veículo, como aumento do consumo de combustível e mais emissões prejudiciais ao meio ambiente, o conversor catalítico é uma peça que não aceita reparos ou reformas. Caso o componente quebre, então ele deve ser trocado por outro.

Para evitar prejuízos e prolongar a vida útil desta peça tão essencial, o ideal é manter em dia a manutenção básica do veículo, algo que gera um custo comparativamente mais baixo. Além disso, certifique-se de manter o filtro de ar sempre limpo e verifique a condição da junta do sistema de escapamento, que se desgastará com o tempo.

Um filtro de ar totalmente obstruído, por exemplo, pode prejudicar a combustão adequada do combustível, enquanto que juntas deterioradas podem permitir que o ar entre no escapamento, o que causa a oxidação do metal que reveste a cerâmica do conversor catalítico.

Outro lembrete importante é o seguinte: certifique-se de usar o fluido especificado no manual do veículo, especialmente óleo lubrificante, e tome cuidado para não fazer uso de combustível adulterado. O fato é que combustíveis de baixa qualidade podem contaminar catalisadores e torná-los inutilizáveis. Essa é mais uma razão para fazer a manutenção preventiva regularmente.

Caso você esteja em busca de um conversor catalítico para o seu carro a um preço justo, o AutoCatalyst Market Portugal possui um catálogo extenso e confiável de catalisadores seminovos esperando por você.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp