13/03/2021 às 19h13min - Atualizada em 13/03/2021 às 19h13min

​Jacarezinho vai receber mais 12 leitos para Covid

Município encabeça movimento por mais recursos para a Santa Casa, envolvendo várias entidades

Tribuna do Vale
Divulgação

Jacarezinho, através de várias entidades, encabeça um movimento que busca recursos e equipamentos para ampliar a capacidade de atendimento da Santa Casa de Misericórdia do Município. Pelo menos mais 10 leitos semi-intensivos já estão garantidos e outros dois leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão sendo negociados com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). Na tarde desta sexta-feira (12), lideranças se mobilizaram para conseguir as melhorias.

“A ideia é mobilizar lideranças, empresas e todos que tiverem condições de apoiar a Santa Casa neste momento em que a necessidade de leitos, medicações e atendimentos médicos como um todo são muito necessários. Através do deputado Pedro Lupion já contatamos o governo federal e nos próximos dias nossa Santa Casa terá maior capacidade de atendimento”, destaca o prefeito Marcelo Palhares.

Segundo o presidente da Santa casa, o médico Nilton José de Souza, está sendo viabilizado mais 10 leitos semi-intensivos totalizando 20 leitos e mais dois de UTI totalizando três voltados exclusivamente para tratamento de pacientes com Covid-19. Ele explica que isso está sendo possível graças a uma parceria com a Prefeitura, Cisnorpi, Usina Jacarezinho e JBS. “Falta adequar o espaço físico, equipamentos, contratação de médicos e profissionais de enfermagem, além de cadastramento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), através da Sesa-PR.

A reunião contou com a participação do deputado Pedro Lupion (DEM), que vai atuar junto ao Ministério da Saúde no sentido de obter mais recursos para a Santa Casa e os demais setores de saúde administrados pelo Município de Jacarezinho.

“Provavelmente na semana que vem já estejamos disponibilizando estes leitos de semi-intensivo e de UTI”, assinala Nilton, apontando os dias 18 ou 19 como os mais prováveis, concluindo que os investimentos previstos para funcionamento por dois ou três meses investimentos em cerca de R$ 200 mil mensais.

Estrutura
Para instalação dos novos leitos, depende da disponibilização de outros aparelhos e insumos, que também devem chegar em alguns dias. A Usina Jacarezinho fará o repasse de recursos para a Santa Casa igualmente através desta iniciativa.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp