MENU

16/03/2021 às 08h26min - Atualizada em 17/03/2021 às 00h20min

Prática de Pilates pode ser alternativa para prevenção e tratamento de lesões esportivas

Pilates realizado por profissionais em clínica de fisioterapia em SP promove otimização biomecânica, fortalecimento, precisão e demais capacidades para prevenir e tratar lesões advindas de práticas esportivas

DINO
http://smcare.com.br

Os atletas podem sofrer lesões ao longo dos anos, durante a prática esportiva, o que os faz se afastarem do esporte, sentirem receio de voltar às atividades e sofrerem uma lesão novamente. Nesse cenário, o método Pilates surge como uma solução para auxiliar no tratamento e retorno gradual.

Ele pode atribuir diversos benefícios à prática esportiva, principalmente no tratamento e prevenção de lesões, como otimização biomecânica, aperfeiçoamento dos movimentos esportivos, retorno gradual aos movimentos, ganho de massa magra e autoestima, redução do receio ao praticar as modalidades, recuperação de força, precisão, resistência, coordenação e outras capacidades que são fundamentais para realizar esportes.

Na prevenção de lesões, o Pilates permite otimizar pontos específicos que demandam atenção

O Pilates, quando aplicado por profissionais de fisioterapia habilitados, permite que o atleta possa desenvolver pontos que demandam atenção, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho e a capacidade corporal. Seus alongamentos, por exemplo, são fundamentais para combater o encurtamento dos músculos isquiossurais, prevenindo uma possível distensão em jogadores de futebol.

Os principais benefícios do Pilates, de acordo com a literatura, envolvem o aperfeiçoamento do condicionamento físico, estímulo da circulação sanguínea (e consequente oxigenação dos músculos), além do aumento dos níveis de coordenação motora e de consciência corporal. Tudo corrobora com a prevenção de lesões esportivas.

Outra questão desenvolvida especificamente pelo método diz respeito ao core, também conhecido por powerhouse, um princípio que visa à contração dos músculos localizados na região pélvica, eretora da coluna e abdominal.

Sobre lesões em esportes e quais condições podem ser beneficiadas pela prática do Pilates

Entre atletas e pessoas que praticam esportes, as lesões podem ocorrer e são consideradas até comuns. Nesses casos, os indivíduos tendem a apresentar estrutura corporal com especificidades individuais, o que pode torná-los mais ou menos suscetíveis a sofrer determinados tipos de lesão de acordo com a pressão sofrida no corpo de forma desigual.

No caso de um atleta que possui estrutura desigual nas pernas, por exemplo, a pressão exercida sobre os joelhos, quadris e outras articulações ocorre de forma desigual, de modo que as lesões podem acontecer de maneira diferente em ambos os lados do corpo. As principais lesões que podem obter os benefícios do Pilates são as causadas por traumas por impacto, esforço excessivo, distorções e lesões musculares, entorses (lesões nos ligamentos), fraturas e deslocamentos.

Método Pilates deve ser aplicado por profissionais capacitados, como os que se encontram em clínica de fisioterapia em SP

O Pilates pode ser crucial no tratamento e prevenção de lesões esportivas. Para que os benefícios sejam obtidos de forma adequada, é fundamental que a prática seja aplicada por profissionais de fisioterapia habilitados e atuantes em uma clínica de fisioterapia em SP, por exemplo, como a SM Care.



Website: http://smcare.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp