18/03/2021 às 11h35min - Atualizada em 18/03/2021 às 11h35min

​Estado confirma dois casos da variante P1 da Covid-19 em Andirá

Pacientes são mulheres com 52 e 65 anos

Jivago França - PortalJNN*
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Agência Estadual de Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (17) que a cidade de Andirá no Norte Pioneiro tem dois casos da variante P1 (Amazonas) da Covid-19. Além destes, existem outros 41 casos da variante P.1 e três casos da variante B.1.1.7. Todos os casos estão em investigação epidemiológica.

Os casos da variante P1 em Andirá são de duas mulheres, uma de 52 e outra de 65 anos. Um documento com assinatura da prefeita de Andirá, Ione Elisabeth Alves Abib circula pelas redes sociais, também com a confirmação.

"Dessa forma é importante que a população de Andirá e do restante do Norte Pioneiro do Paraná fique atenta e reforce os cuidados com higiene, especialmente no que se refere ao distanciamento social".

"A prudência deve ser a palavra-chave do momento, devendo-se ter paciência na espera da vacinação e, enquanto isso não acontece, o que deve reinar é a prevenção", diz o documento.

Além da variante P1 em Andirá, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (17) a primeira reinfecção para o vírus Sars CoV-2 no Paraná. Uma mulher de 39 anos, residente em Curitiba, teve a primeira amostra coletada no dia 15 de junho de 2020 e a segunda em 24 de fevereiro de 2021, positivando para a infecção nas duas ocasiões.

O sequenciamento genômico do vírus foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, após envio de amostras pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O caso de reinfecção teve a primeira confirmação para a linhagem B.1.1.28 (entre as primeiras que circularam no ano passado) e a segunda para a P.2 (variante da B.1.1.28). O intervalo entre os dois resultados foi de 254 dias. Segundo protocolos do Ministério da Saúde, após três meses pela infecção do mesmo vírus ou suas derivações o caso é de reinfecção.

“O vírus está em franca e comunitária transmissão. Por isso, temos que continuar com os cuidados, mantendo a etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando as mãos. Evitar sair de casa, aglomerações, mesmo quem já tomou a vacina”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Os novos casos de variantes são:

P1
Homem, 63 anos – Curitiba
Mulher, 84 anos – Curitiba
Mulher, 19 anos – Almirante Tamandaré
Homem, 72 anos – Colombo
Mulher, 84 anos – Santa Terezinha de Itaipu
Homem, 59 anos – Cascavel
Homem, 60 anos – Maringá
Homem, 80 anos – Maringá
Mulher, 52 anos – Andirá
Mulher, 65 anos – Andirá

B.1.1.7
Mulher, 77 anos – Rolândia
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp