22/03/2021 às 12h03min - Atualizada em 22/03/2021 às 12h03min

​Em parceria com municípios, Sebrae/PR quer potencializar desenvolvimento do Norte Pioneiro

A partir deste ano, foco do trabalho será direcionado para transformar a região numa referência na oferta de produtos e serviços diferenciados

Assessoria
Divulgação
Nos últimos dez anos, as políticas públicas voltadas para melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas (MPE) estiveram no centro das ações do Sebrae/PR no Norte Pioneiro do Paraná. Por meio da atuação em várias frentes, desde educação, acesso a crédito, estruturação de uma ampla rede de atendimento até o incentivo ao associativismo e à inovação, a instituição contribuiu para fortalecer o empreendedorismo e agregar valor aos negócios da região.  

Em 2021, junto com os municípios, o foco de atuação passa a ser a potencialização desses resultados. Por exemplo, tornar o norte pioneiro referência na oferta de produtos especiais e serviços diferenciados.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, diz que as políticas públicas continuarão no radar da instituição, mas o objetivo principal será trabalhar a diferenciação, tanto de produtos como de serviços, caso do turismo de aventura e religioso. O trabalho será respaldado pelas indicações geográficas já conquistadas – café especial e goiaba - e outras que se encontram em análise – como o morango -, além da criação de marcas coletivas com foco no acesso a mercado. Entram nesta lista o mel e as hortaliças, a produção de orgânicos, realizada numa parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Iapar e Emater.

A conquista do Selo Alimentos do Paraná pelas indústrias de alimentos e bebidas do norte pioneiro será outra frente do trabalho, já que as certificações são importantes para diferenciar e agregar valor aos produtos. O turismo da região, tanto na área de aventura – em cidades como Carlópolis, Siqueira Campos e Ribeirão Claro -, como na religiosa – com a Rota do Rosário e os diversos santuários – também receberão atenção especial e apoio para a busca do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

“Temos um grande potencial na região e a perspectiva de crescimento do turismo local, por isso, vamos estruturar os serviços dando ênfase aos diferenciais daqui”, destaca Capelo.

Balanço das ações

Como resultados da atuação do Sebrae/PR em políticas públicas estão a aprovação de leis que beneficiam a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, o programa Compras Públicas, que incentiva a participação de pequenos negócios em licitações, e a atuação de 15 agentes de desenvolvimento que trabalham pelo Comitê Gestor da Lei Geral da MPE em 13 cidades do norte pioneiro, além da estruturação de uma rede de atendimento aos microempreendedores individuais (MEI) por meio de 13 Salas do Empreendedor. “Saímos do zero para cerca de 23 mil MEIs na região”, aponta.

O incentivo ao associativismo, a presença do Sebrae/PR nas escolas por meio da educação empreendedora que, desde 2014, atendeu cerca de 47 mil alunos e a facilitação do acesso a crédito por meio do trabalho de 20 agentes de crédito também contribuíram para as melhorias do ambiente de negócios.

“Com o ambiente bem desenvolvido, agora podemos atuar com um viés mais setorial e posicionar a região como referência na oferta de produtos diferenciados”, afirma.

Para 2021, além de estruturar o trabalho com 21 municípios do norte pioneiro, a expectativa do Sebrae/PR, de acordo com Capello, é inaugurar mais oito Salas do Empreendedor na região ainda no primeiro semestre. “São canais muito importantes, pois funcionam como um elo entre o Sebrae, os empresários e as entidades e lideranças dos municípios”, avalia.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp