26/03/2021 às 09h44min - Atualizada em 26/03/2021 às 09h44min

​UENP e Instituto Federal estabelecem parceria para fomento à Cultura da região

Assessoria UENP
Assessoria UENP
Na terça-feira, 9 de março, a equipe da Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) reuniu-se, por meio de videoconferência, com o corpo docente do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, para apresentar o Programa de Desenvolvimento da Cultura Norte Pioneira e propor uma parceria entre as instituições.

Na ocasião, o diretor de Cultura da UENP, James Rios, ressaltou o envolvimento da Universidade com a comunidade externa. “Como a Universidade tem o compromisso com o desenvolvimento regional, precisamos entender que esse desenvolvimento deve se dar em todas as suas dimensões, principalmente na perspectiva cultural, que não exclui os aspectos econômicos e educacionais de seu escopo. Precisamos pensar a cultura enquanto política pública e colocá-la a serviço de toda a nossa população, que merece um trabalho sólido e profundo nesta área”, destacou.

A proposta de parceria UENP-IFPR consiste na realização de Curso de Extensão para gestores e artistas da região: curso introdutório às Artes e à Gestão Pública; realização de projetos de extensão junto ao Galpão Cultural Romano Nunes Cabelo da UENP; e suporte na produção audiovisual de Mostras e/ou Festivais realizados pelo Programa. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho, comentou a importância de instituições como o IFPR se tornarem parceiros em projetos como esse. “No processo de elaboração do Programa, lembramo-nos do Instituto Federal, que é uma Instituição qualificada, pública e que sempre tem assumido, assim como nós da UENP, o compromisso com a comunidade externa, sobretudo com a comunidade artística. É uma satisfação e honra poder contar com o apoio dessa importante Instituição de ensino”, disse.

Com isso, o diretor Geral do IFPR, Campus Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, parabenizou a iniciativa da Universidade e agradeceu o convite ao IF para participar do processo de criação de ações efetivas para melhoria da cultura e da arte na região. “Essa parceria vai ser muito importante para o desenvolvimento do Norte Pioneiro. Eu só tenho a agradecer o convite e colocar o IF à disposição, bem como convidar os nossos docentes a participarem desse movimento”, ressaltou.

O Programa de Desenvolvimento da Cultura Norte Pioneira tem o objetivo de implementar por meio de parcerias entre as Prefeituras da região, iniciativa privada (indústrias), Universidades Estaduais, Governo do Estado, Agências de Fomento, empresas estatais, tendo como fim o desenvolvimento e fortalecimento cultural, econômico, turístico e social da região. Tudo isso com vistas a auxiliar o setor público na implementação de políticas públicas para projetos e programas culturais; fomentar a produção, circulação e recepção artística regional e movimentando a economia criativa local; potencializar a formação de público e o desenvolvimento de hábitos culturais por parte da população da região; e impulsionar o turismo regional por meio da proposição de estratégias de fomento aos bens patrimoniais do Norte Pioneiro.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp